O Grupo Pão de Açúcar anunciou nesta quinta-feira (2), a venda dos imóveis de sua sede administrativa em São Paulo, na Avenida Brigadeiro Luis Antônio. A empresa tomou a decisão com foco em diminuir dívidas e reforçar o capital. O valor total da compra foi de R$ 218 milhões – 82% será pago em 2024, enquanto os outros 18% serão diluídos em parcelas até março de 2026.
De acordo com a apuração do jornal Valor, a Tellus Properties, junto de Frederico Von Ihering Azevedo, do grupo GVI, foram os compradores das propriedades do GPA. Uma fonte ligada ao veículo afirmou que a loja número um do Pão de Açúcar não foi vendida, já que é um dos principais símbolos da gestão de Abílio Diniz e sua família.
Fontes ligadas a Frederico Azevedo informaram que o empresário tem o objetivo de construir prédios residenciais de alto padrão no terreno comprado, que serão desenhados pelo arquiteto Felipe Aflalo. O Valor apurou que o conjunto deve ter uma área de lazer ampla e piscina olímpica, além de aproveitar a proximidade do empreendimento com o Parque Ibirapuera.
Segundo o Grupo Pão de Açúcar, a decisão de realizar a transação faz parte do “plano de redução da alavancagem financeira da companhia, iniciado em 2023, contribuindo para a redução da dívida líquida e reforço da sua estrutura de capital”, como apontado pela companhia em nota. A empresa passa por um novo planejamento para reforçar o caixa.