Grupo SMZTO inaugura loja de número 5.000

A unidade, que pertence à rede de brechós Peça Rara, situa-se na Vila Clementino, em São Paulo

O Private Equity SMZTO acaba de inaugurar a loja de número 5.000. A unidade, que pertence à rede de brechós Peça Rara e situa-se na Vila Clementino, em São Paulo. Atualmente, o grupo empresarial fundado por José Carlos Semenzato mantém investimentos em 15 redes de franquias. Além da Peça Rara, a lista inclui OdontoCompany, Royal Face, HCC Energia Solar, Nanica, Instituto Gourmet, Instituto Embelleze, Terça da Serra, Oral Sin, Orthodontic, Oakberry Açaí Bowls, L’Entrecôte de Paris, Greenjoy, Espaçolaser e Gua.co. 

A empresa deve encerrar 2023 com um faturamento sell out de R$ 8 bilhões, com um crescimento projetado de 14,3% em comparação com 2022 — no ano passado, a receita chegou a R$ 7 bilhões. De janeiro a dezembro, o grupo deve totalizar um montante de 780 unidades vendidas e pelo menos 750 inauguradas. O número de unidades saltou de 4.350 em 2022 para 5 mil em 2023.  

A Peça Rara, rede que inaugura a loja de número 5.000 do grupo SMZTO e tem como uma das sócias a atriz Deborah Secco, projeta fechar o ano com 90 unidades em operação, o equivalente a 200% do total registrado em dezembro de 2022: 45 unidades. O número de inaugurações no período saltou 181%, de 16 em 2002 para 45 em 2023. O faturamento total da rede deve encerrar o ano na faixa de R$ 145 milhões – o valor contabilizado em 2022 foi de R$ 86 milhões. O número de peças vendidas deve saltar de 621.400 (2022) para 935.100 (2023), uma alta de 50%. 

Segundo o CEO do grupo SMZTO, Bruno Semenzato, apesar de o ano ter sido um período difícil para negócios ligados a varejo e consumo, a empresa conseguiu obter resultados positivos. “Tem algumas coisas muito interessantes no nosso grupo que trazem uma defesa natural para o nosso portfólio: a gente tem uma diversificação muito boa”, explica Bruno. “Então, no final do dia, nosso portfólio acaba se defendendo muito bem, porque você sempre tem um segmento puxando muito o crescimento, enquanto o outro cresce menos. Além disso, as marcas também estão em estágios diferentes. De maneira geral, a gente tem crescido bem, mesmo dentro desse ambiente super desafiador.” 

O empresário revela que durante o ano o grupo empenhou-se na organização e na busca de maior eficiência operacional entre as marcas investidas. “Tem sido um ano de muito trabalho na gestão e organização dos negócios, especialmente no que se refere à busca de eficiência. Todas as empresas têm focado muito em priorizar seus recursos, estudar muito a fundo os investimentos que têm feito e priorizado uma agenda de reforço de time e busca de eficiência, de fazer mais com menos.” 

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