Tendo a responsabilidade social como um dos pilares de sua estratégia de sustentabilidade, a Grunner, empresa sediada em Lençóis Paulista (SP) que desenvolve máquinas inteligentes para o agronegócio, finaliza 2023 comemorando a estruturação de seu programa de ação social.
O “Conecta Grunner Comunidade” foi criado com o objetivo de conectar ações e entidades sociais de Lençóis Paulista e região que tenham sinergia com os princípios de sustentabilidade da Grunner. Reúne uma série de iniciativas de responsabilidade social com a participação dos colaboradores da empresa como voluntários em ações com entidades e apoio a iniciativas culturais e sociais por meio de recurso privado e leis de incentivo fiscal.
Um dos destaques do programa é o “Projeto Diana”, trabalho voluntário de colaboradores da Grunner que envolve iniciativas como cafés da manhã com música para entidades como asilos, casa de acolhimento a moradores de rua, recuperação de dependentes químicos e abrigo de menores. O projeto nasceu em março de 2023 na comemoração dos quatro anos de história da empresa. Um grupo de colaboradores propôs realizar a comemoração para uma entidade. “Pensamos em cantar músicas para os idosos de um asilo, uma colaboradora disse que sabia tocar teclado e que uma das músicas que ela se recordava era ‘Diana’. Fez tanto sucesso que o projeto acabou sendo batizado com o nome Diana, cujo significado é: aquela que leva alegria e leva a paz. Ou seja, exatamente o que pretendemos com o projeto”, lembra a líder de Sustentabilidade da Grunner, Elza Lopes.
Em 2023 foram realizadas ações do “Projeto Diana” na Casa Abrigo Amorada, instituição que cuida de crianças e adolescentes, que estão temporariamente afastados de suas famílias por situação de vulnerabilidade social; na Casa CAPE, entidade que trabalha com recuperação de dependentes químicos; na APAE e no Lar dos Velhinhos de Lençóis e Macatuba.
Além dessas ações, há três anos a Grunner faz a destinação de um percentual de imposto a renda a projetos culturais e sociais por meio de leis de incentivo. Em 2023, a empresa destinou R$ 868 mil a iniciativas de Lençóis Paulista, Macatuba e Jaú.