Muito além de samba e paisagens tropicais, o Brasil é um país que transborda cultura e vem ganhando destaque internacional, recebendo eventos e turistas de todo o mundo entre festivais de música, gastronomia e esportes, com expectativa de mobilizar mais de R$ 75 bilhões em 2024, segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape).
Na Antaris Franchising, grupo especializado em franquias de food service, as redes Johnny Rockets, Dickey’s Barbecue Pit, Boulangerie Carioca e Cuor di Crema prevêem um investimento de até R$ 3 milhões, o dobro do ano passado, com a participação em eventos. Já o faturamento para este ano apenas por meio dessas ativações externas foi estimado em R$ 18 milhões.
Em 2023, estas marcas tiveram uma maratona de compromissos e devem repetir a dose, atuando desde o Camarote Bar Brahma, passando por The Town, Comic Con Experience, Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, shows no estádio do Morumbi, Meatstock BBQ Wars e Festa do Peão de Barretos. “Posicionamos as marcas mais estratégicas onde terão maior conexão. Estudamos o público, montamos um cardápio especial para cada situação e damos somente um gostinho da experiência completa oferecida em nossas lojas”, conta o CEO da holding, Antônio Augusto Ribeiro de Souza.
O Espetto Carioca, rede de bares e restaurantes com mais de 54 unidades espalhadas pelo país, também mira os grandes festivais de música e entretenimento. Ao investir R$ 2,5 milhões no ano passado, a rede prevê dobrar o investimento em 2024, cerca de R$ 5 milhões. A marca já esteve presente em eventos como Rock in Rio, The Town, uma edição da Copa AMG Mercedes, Turnê do Show Churrasquinho Menos é Mais. Na trajetória da rede ainda estão as Olimpíadas de 2016, os shows de Coldplay e Rolling Stones, o Campeonato Carioca, além do Festival Vila Mix e Garota VIP.
“Enxergamos os eventos como ponto de reforço da marca e, também, para fomentar candidatos interessados em investir na nossa franquia. Outra vantagem, é a oportunidade de apresentar novos produtos, com validação imediata do público, o que melhora a relação entre a marca e o cliente devido ao contato mais próximo”, avalia Bruno Gorodicht, sócio e diretor de novos negócios do Grupo Impettus, holding que detém o Espetto Carioca.