A Honeywell (NASDAQ: HON) anunciou hoje que a Syzygy Plasmonics, líder global em tecnologia eletrificada de conversão de biogás em SAF, utilizará a tecnologia Honeywell UOP Fischer-Tropsch (FT) Unicracking™ para produzir combustível sustentável de aviação (SAF) a partir de resíduos de laticínios e energia renovável na primeira instalação eletrificada de biogás para SAF do mundo.
A planta comercial modular da Syzygy, NovaSAF-1, localizada em Durazno, no Uruguai, deverá produzir mais de 350.000 galões de SAF por ano. A plataforma NovaSAF™ pode ser replicada em mais de 50.000 locais de biogás em todo o mundo, ajudando a escalar a produção acessível de SAF a partir de matéria-prima abundante.
“Nossa plataforma inovadora NovaSAF ajuda a atender à crescente demanda por combustíveis sustentáveis de aviação ao alcançar altos volumes e preços baixos, chegando até mesmo à paridade com o Jet-A, sob as condições certas”, afirmou Trevor Best, CEO e cofundador da Syzygy Plasmonics. “Com a tecnologia de hidroprocessamento da Honeywell, podemos acelerar o desenvolvimento de nossa planta modular NovaSAF-1, que servirá como um modelo escalável e replicável para o futuro. Esta unidade mostrará ao mundo como pode ser lucrativo produzir SAF a partir de fluxos de resíduos de biogás combinados com energia renovável.”
Com a escassez de matérias-primas tradicionais, métodos alternativos de produção são fundamentais para viabilizar combustíveis renováveis. Até 2030, a Agência Internacional de Energia prevê que biocombustíveis provenientes de resíduos e culturas não alimentícias atenderão a mais de 40% da demanda global por biocombustíveis.
“A Honeywell continua aprimorando nossa tecnologia de hidroprocessamento, que desenvolvemos há mais de 70 anos, ao mesmo tempo em que avançamos na produção de combustíveis de aviação com menor intensidade de carbono”, disse Rajesh Gattupalli, presidente da Honeywell UOP. “A construção modular da Syzygy, combinada com nossa tecnologia inovadora e comprovada, demonstra como instalações de biogás para SAF podem se tornar mais viáveis e ajudar a melhorar a conversão de resíduos em energia limpa. Essa combinação ajuda a aliviar dois grandes desafios da produção e expansão do SAF – custo e diversidade de matéria-prima.”
Atualmente, a Honeywell oferece soluções para uma ampla variedade de matérias-primas, atendendo à crescente demanda por combustíveis renováveis, incluindo SAF. A empresa também disponibiliza tecnologia modular para combustíveis renováveis que pode ser construída fora do local e rapidamente instalada em refinarias, reduzindo riscos e acelerando o início das operações em comparação com métodos tradicionais.