O homem e a máquina nunca tiveram uma relação tão estreita como hoje. A IA pode ser usada para fornecer tradução automática e transcrição em tempo real durante apresentações e painéis, permitindo que os participantes entendam melhor o conteúdo, independentemente do idioma original. Foi o que vivenciou a Delegação Brasileira presente na National Retail Federation 2024, evento de varejo considerado o maior do mundo e realizado na cidade de Nova Iorque, graças a uma tecnologia desenvolvida no Paraná. Durante a edição deste ano, quem não pôde acompanhar determinada palestra, por exemplo, recebeu insights pelo WhatsApp e um resumo sobre o que perdeu, no conforto do quarto do hotel e em Português, simples e claro.
Para os conteúdos dos workshops, palestras e cursos, o upload dos vídeos das apresentações era feito em tempo real, o que fornecia insumos para a IA responder sobre tudo ou conceder um resumo das suas principais ideias. Tudo isso foi construído a partir da superalimentação que recebeu o “João AI”, uma inteligência artificial criada com base no GPTMaker, solução do Grupo IRRAH. “Ao João AI bastava perguntar, em texto ou áudio, o que se queria saber. Programação, informações sobre expositores e palestrantes; detalhes sobre acomodações; dicas de locais para passeio, roteiros sugeridos de compra, opções de restaurantes, previsão do tempo, horários de voos e itinerários de transporte”, explica o CEO do Grupo IRRAH, César Baleco
“O João AI foi criado pelo GPTMaker, ferramenta que possibilita a criação de qualquer tipo de IA, independente do seu tipo de aplicação. É toda intuitiva e permite que quem a esteja criando, utilize seu próprio agente cognitivo, ou seja, estilo, atribuindo as principais atividades que irá realizar e ‘personificando’ como desejar”, sublinha César. Segundo o especialista, já se tem IA no WhatsApp agendando horário para cabeleireiro, empresas multinacionais a utilizando para gerir trabalho 24×7 e redigindo e-mails em outros idiomas. É possível programar a IA para imitar, inclusive, as expressões humanas mais utilizadas.
Para o CEO do Grupo IRRAH, a era do “Digite 1 para falar com um dos nossos atendentes”, mecanizada e quadrada, chegou ao fim, o que significa muito mais possibilidade de trabalho, negócios e boas experiências de venda. Além de vendas, a Inteligência Artificial pode otimizar o processo de logística de um evento como a NRF 2024. Algoritmos de IA podem prever com precisão a demanda por ingressos, espaços de exposição e outros recursos do evento, ajudando os organizadores a otimizar o planejamento logístico e evitar desperdícios.