• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
domingo, 18 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

IA é a nova protagonista da revolução dos bancos 

Movimento de desbancarização gerou investimento de R$ 45 bi em tecnologia no setor

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
15/02/2024
em Mercado
A A

LEIA TAMBÉM

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital

Ambev e ABI têm 8 das 10 marcas de cerveja mais valiosas do mundo

Com um investimento que ultrapassou os R$ 45 bilhões em tecnologia apenas em 2023, segundo dados da Febraban, os bancos estão colocando a inovação como uma prioridade fundamental para manter sua competitividade. Os processos de digitalização e desbancarização têm sido impulsionados, desde o lançamento e adesão massiva ao Pix, que recentemente resultou no anúncio do  fim das transferências via DOC. Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA) emerge como a nova estrela do setor, promovendo operações bancárias mais eficientes, seguras e adaptadas às necessidades individuais dos clientes.

O especialista em tecnologia em serviços financeiros, Luiz Fernando Maluf, consultor da dataRain, destaca que a implementação de tecnologias avançadas, como IA, é crucial para atender às crescentes demandas dos clientes e às novas regulamentações, como o Open Finance e o Real Digital (DREX). “A IA está, sem dúvida, moldando o futuro dos serviços bancários e redefinindo a forma como interagimos com o dinheiro”, afirma Maluf.

Além dos chatbots e da experiência do usuário, a IA está sendo cada vez mais aplicada em operações bancárias, incluindo análise de dados para previsão de resultados. Maluf explica que a IA pode entender padrões de comportamento do consumidor além do score de crédito, permitindo uma oferta mais adequada para cada cliente. “A IA proporciona ao consumidor final uma experiência mais eficiente e personalizada nas plataformas digitais de serviços financeiros” destaca Maluf. “Desde o processo de onboarding até o atendimento ao cliente, a IA torna as interações mais rápidas, seguras e relevantes para as necessidades individuais de cada cliente”.

A IA também desempenha um papel fundamental na prevenção de fraudes, utilizando técnicas avançadas, como reconhecimento facial, biometria e análise de dados em tempo real. No entanto, Maluf ressalta que os bancos enfrentam desafios significativos em termos regulatórios, especialmente em relação à qualidade e legitimidade dos dados e ao custo da simulação dos modelos de IA. “A conformidade com regulamentações como a LGPD e a garantia da qualidade dos dados são essenciais para o sucesso da implementação da Inteligência Artificial no setor bancário”, destaca Maluf.

Por fim, Maluf enfatiza que a tecnologia está revolucionando o relacionamento entre clientes e bancos. “Personalização é a palavra-chave. Os clientes serão tratados de forma diferenciada, e suas decisões serão facilitadas por meio de insights e recomendações personalizadas, uma forma de manter um atendimento mais pessoal e preditivo, mesmo com o número cada vez menor de agências físicas”, finalizou. 

Tags: BancosInteligência ArtificialMercado
Anterior

Inflação na Argentina chega a 254% em 12 meses

Próximo

Carol Paiffer é Top 10 no prêmio iBest

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital
Legislação

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital

por Thaïs Grandisoli

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) assinaram ontem, em 15 de maio, um...

Leia maisDetails
Ambev e ABI têm 8 das 10 marcas de cerveja mais valiosas do mundo

Ambev e ABI têm 8 das 10 marcas de cerveja mais valiosas do mundo

Fusão entre Cogna e Yduqs perde tração após resultados fracos e desalinhamento de valuation

Fusão entre Cogna e Yduqs perde tração após resultados fracos e desalinhamento de valuation

BNDES levanta R$ 250 milhões para financiar produtores rurais

BNDES capta R$ 4,4 bilhões com LCD no primeiro trimestre de 2025

Ibovespa mantém estabilidade e fecha em alta; dólar avança no contexto global

Ibovespa bate os 138 mil pontos pela 1ª vez

Turbi mira expansão após faturamento de R$ 271 milhões

Turbi mira expansão após faturamento de R$ 271 milhões

Próximo
Carol Paiffer é Top 10 no prêmio iBest

Carol Paiffer é Top 10 no prêmio iBest

Opera se consolida como o segundo navegador desktop mais utilizado no Brasil

Opera se consolida como o segundo navegador desktop mais utilizado no Brasil

Energy+ prevê faturar R$ 67 milhões em 2024

Energy+ prevê faturar R$ 67 milhões em 2024

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.