IBM e C40 Cities colaboram em novo projeto de IA para cidades resilientes

Em alinhamento com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 das Nações Unidas, o novo projeto desenvolverá soluções de inteligência artificial (IA)

Imagem: reprodução

A IBM (NYSE: IBM) e a C40 Cities anunciaram recentemente uma nova colaboração por meio do IBM Sustainability Accelerator, com o objetivo de ampliar a inovação social em cidades ao redor do mundo. Em alinhamento com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 das Nações Unidas, o novo projeto desenvolverá soluções de inteligência artificial (IA) para promover a resiliência das cidades e abordar desafios específicos enfrentados pelas comunidades urbanas.

No início de 2024, a IBM realizou uma solicitação de propostas (RFP) para organizações governamentais e sem fins lucrativos, focada em projetos baseados em tecnologia para promover a resiliência das cidades. Dentre mais de 100 candidatos, a C40 Cities foi uma das cinco organizações selecionadas para participar deste novo grupo de projetos do IBM Sustainability Accelerator.

Os participantes foram selecionados pelo nível significativo de apoio às comunidades que atendem, bem como pelas formas inovadoras como cada organização planeja aproveitar a tecnologia de IA para construir cidades mais resilientes. Cada organização receberá até US$ 3 milhões em dinheiro e doações em tecnologia e serviços.

A IBM e a C40 Cities, uma rede global de quase 100 prefeitos das principais cidades do mundo, trabalharão juntas para criar uma solução baseada em dados e alimentada por IA para ajudar as cidades a analisar riscos potenciais que podem surgir como resultado do calor extremo e do efeito de ilha de calor urbano. Isso pode incluir recursos energéticos escassos, aumento das taxas de mortalidade e disparidades socioeconômicas. A nova solução terá como objetivo permitir que as cidades criem estratégias de adaptação para ajudar a aliviar os riscos à saúde da população e os encargos econômicos, ao mesmo tempo em que fortalecem os esforços nacionais de resiliência. O Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia e o Grupo de Observações da Terra também apoiarão este projeto.

Mark Watts, diretor executivo da C40 Cities, comenta: “As cidades estão na linha de frente de uma crise de calor extremo. Por meio dessa colaboração com o Sustainability Accelerator da IBM, temos uma oportunidade inovadora de aproveitar soluções baseadas em IA para ajudar cidades a analisar riscos, fortalecer a resiliência e proteger suas comunidades mais vulneráveis. Na C40, estamos comprometidos em garantir que os prefeitos tenham os melhores dados e ferramentas disponíveis para tomar decisões informadas e impulsionar ações climáticas de impacto. Estamos ansiosos para trabalhar com a IBM para desenvolver estratégias inovadoras que ajudarão cidades em todo o mundo a se adaptar ao aumento das temperaturas e a construir um futuro mais sustentável”.

O IBM Sustainability Accelerator é um programa de inovação social que aplica tecnologias IBM, como nuvem híbrida e IA, e um ecossistema de especialistas para aprimorar e dimensionar iniciativas de organizações governamentais e sem fins lucrativos, acelerando o impacto econômico para comunidades vulneráveis ao estresse climático.

“A IA tem o potencial de desbloquear uma nova era econômica e de inovação para comunidades em todo o mundo, ajudando as pessoas a enfrentar os desafios de hoje e de amanhã. Acreditamos que muito desse potencial para melhorar a vida das pessoas reside na transformação das cidades, e é isso que pretendemos fazer com nossa tecnologia e expertise em IA”, disse Justina Nixon-Saintil, vice-presidente e diretora de Impacto da IBM.

A IBM e a C40 Cities colaborarão ao longo de dois anos e em duas fases. A primeira fase começará com o IBM Garage, a metodologia comprovada da IBM para acelerar a transformação digital e entregar resultados significativos e mensuráveis. Em seguida, durante a fase de desenvolvimento e implementação, os especialistas da IBM configurarão os recursos e a tecnologia da empresa para ajudar os participantes a atingir suas metas, bem como dar suporte a implantações piloto em comunidades e facilitar o dimensionamento posterior.

Até o momento, 20 organizações fizeram parte do IBM Sustainability Accelerator, apoiando populações vulneráveis ao redor do mundo. No ano passado, a IBM apoiou cerca de 65.300 beneficiários diretos por meio de nosso grupo de agricultura sustentável, com aproximadamente mais 1,1 milhão previstos para se beneficiar de nosso grupo de energia limpa. A expectativa é que esses projetos de cidades resilientes beneficiem milhares de cidadãos em todo o mundo.

Sair da versão mobile