A Internacional Business Machine (IBM), uma das maiores empresas de TI do mundo, emitiu um comunicado aos executivos que trabalham remoto para que iniciem o processo de trabalho presencial.
“Todos os executivos devem trabalhar em um escritório da empresa, independente do atual status do local de trabalho. Os dados de registro de entrada serão compartilhados com equipes de RH e gestores,” escreveu, através de um comunicado, John Granger, presidente sênior da IBM.
Os executivos que não concordarem em se mudar para próximo dos escritórios, devem se “separar da IBM”, afirmou Granger. Os isentos do trabalho remoto são apenas aqueles impedidos por questões médicas.
Algumas equipes da IBM já haviam instituído requisitos de frequência no escritório. Um memorando de novembro dizia aos funcionários da unidade de negócios de infraestrutura para ir à empresa pelo menos três dias por semana.
Segundo dados do LinkedIn de agosto de 2023, há cada vez menos oportunidades de trabalho remoto, mas as vagas de regime híbrido têm aumentado. Desde o início do ano, a porcentagem de empregos híbridos (que representa 13% das vagas disponíveis) excedeu a dos remotos (9%) no LinkedIn. Gigantes do setor financeiro, como JP Morgan e Goldman Sachs, tem definido um regime de trabalho 100% presencial.