Ibovespa abre em alta e Petrobras avança

As decisões políticas monetárias dos EUA e do Brasil devem influenciar na bolsa

O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira, 16, com um ganho de 0,44%, alcançando 135.474 pontos. Esse movimento foi impulsionado pela Petrobras, cujas ações subiram cerca de 2,18% e 2,64% por volta das 10h40, logo nos primeiros minutos da sessão. A valorização das ações da petroleira segue recomendação de compra de papéis pelo Itaú BBA.

No mercado de câmbio, o dólar comercial recuou em relação ao real, começando o dia cotado a R$ 5,54, o que representa uma queda de 0,54% em relação ao fechamento anterior. Essa variação negativa contribui para uma desvalorização acumulada de 1,74% da moeda americana no mês de setembro.

O euro comercial também registrou leve queda no início das negociações. A moeda europeia está sendo negociada a R$ 6,16, um recuo de 0,1% em relação ao último fechamento. No acumulado do mês, o euro apresenta uma desvalorização de 1,09% frente ao real.

Nos EUA, crescem as expectativas de que o Federal Reserve cortará os juros em 0,5 ponto percentual na quarta-feira, conforme tenta manter a economia no curso de um pouso suave. Já no Brasil o BC deve no mesmo dia elevar a Selic em 0,25 ponto diante das pressões inflacionárias, de acordo com pesquisa da Reuters.

No mercado de commodities, os preços do petróleo operam com alta, em meio às expectativas de um corte na taxa de juros dos EUA esta semana, embora os ganhos tenham sido limitados pela retomada do fornecimento dos EUA após o furacão Francine e dados mais fracos da China.

Sair da versão mobile