Ibovespa encerra trimestre com queda de 4,5%

Com o mercado não operando no feriado de Páscoa, o fechamento foi realizado quinta-feira

No encerramento do pregão de quinta-feira (28), o Ibovespa registrou um aumento de 0,33%, alcançando os 128.106,10 pontos. Com o feriado de Páscoa e o mercado fechado na sexta-feira (29), o principal índice da bolsa brasileira acumulou uma queda de 4,53% no primeiro trimestre.

O dólar subiu 0,74% na quinta, negociado a R$ 5,02 no fechamento. No trimestre, teve também valorização, dado que havia encerrado o ano passado em R$ 4,85. O desempenho negativo da bolsa brasileira ocorreu em contraste com um trimestre muito favorável para os principais índices de ações em Nova York. Isso foi impulsionado pelas expectativas de um início de corte de juros nos EUA e por dados econômicos e corporativos que superaram as expectativas.

O S&P 500 registrou um aumento de 0,11%, alcançando os 5.254 pontos, encerrando os três primeiros meses do ano com um ganho de 10,16%, representando o melhor desempenho desde 2019. Enquanto isso, o Nasdaq Composite teve uma queda de 0,12% no dia, mas ainda assim obteve uma valorização de 9,1% no trimestre. O Dow Jones, por sua vez, apresentou um aumento de 5,6% no período, registrando sua melhor performance desde 2021.

O índice Ibovespa é calculado por uma média de performance das ações mais negociadas nos últimos meses pela Bolsa. E quando se fala que o “Ibovespa subiu” quer dizer que as empresas do índice, em média, se valorizaram e que os investidores em geral estão mais otimistas. Quando o Ibovespa cai, significa que o mercado está mais cauteloso, geralmente por causa de algum acontecimento noticiado.

Sair da versão mobile