Ibovespa sobe com Biden fora da corrida presidencial

Mercados globais ganham grau de otimismo com desistência de Biden

O Ibovespa futuro opera com alta nos primeiros negócios desta segunda-feira (22), acompanhando o otimismo externo, após o atual presidente dos EUA, Joe Biden, ter desistido da corrida presidencial no domingo.

Os investidores também estão esperando a divulgação do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, às 15h30, onde o governo detalhará o contingenciamento de R$ 15 bilhões no Orçamento, antecipado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Cabe destacar que os índices americanos registraram leve recuperação após uma forte baixa na sexta-feira. Na sessão, o Dow Jones caiu 0,93%, para 40.287,53 pontos. O S&P 500 perdeu 0,71%, para 5.505 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 0,81%, para 17.726,94.

Esta semana também contará com o encontro de ministros das Finanças dos países do G20, a ser realizado nos dias 25 e 26 de julho, no Rio de Janeiro. O Brasil, na presidência rotativa do grupo, buscará consenso em torno de uma proposta de tributação global sobre bilionário.

O mercado agora precifica quais são as reais chances de Harris contra o ex-presidente. Trump ainda é o favorito, mas andou perdendo chances nas casas de aposta. Em comunicado, Biden disse que nos seus três anos e meio de governo, o país fez grandes progressos, como redução nos custos dos medicamentos, aprovação de legislações climáticas e nomeação da primeira mulher afro-americana para a Suprema Corte.

“Falarei à Nação ainda esta semana com mais detalhes sobre minha decisão. Por enquanto, deixe-me expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam tanto para me ver reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo este trabalho. E deixe-me expressar o meu sincero agradecimento ao povo americano pela fé e confiança que depositou em mim”, disse.

Sair da versão mobile