O iFood anunciou a aquisição da Advolve, uma startup brasileira especializada em inteligência artificial (IA) aplicada ao marketing de performance. O movimento tem como objetivo principal acelerar e otimizar as soluções oferecidas pela sua crescente frente de Ads (publicidade), com foco em clientes da indústria e no ecossistema de delivery.
A aquisição é estratégica para o iFood, que projeta que sua vertical de Ads – que engloba soluções de marketing para restaurantes e empresas – cresça cinco vezes até 2030. A plataforma busca se tornar uma conexão ainda mais eficiente e completa na relação entre marcas e seus 60 milhões de usuários mensais em 1.500 cidades do país.
A principal contribuição da Advolve reside em sua arquitetura de IA, capaz de:
- Automação Criativa: Criar, analisar, ajustar e refazer automaticamente milhares de peças de marketing (textos, imagens e vídeos) em tempo real.
- Otimização de Investimento: Executar testes simultâneos e alocar o investimento publicitário de forma dinâmica, direcionando recursos para as peças e canais com melhor desempenho.
Com a integração, as empresas poderão segmentar o público do iFood de acordo com os objetivos de cada marca, ampliando a presença das campanhas em ambientes digitais e aprimorando a precisão do modelo de closed loop. Este modelo mede todo o ciclo da campanha até a venda final, garantindo clareza sobre o impacto direto das ações de marketing.
“A Advolve chega para potencializar a frente de Ads com inteligência artificial em toda a jornada de uma campanha,” explicou Sam James, vice-presidente de Ads do iFood. Ele ressaltou que a iniciativa alinha o crescimento da plataforma a uma visão de ser uma empresa totalmente guiada por IA, resultando em ofertas mais personalizadas e relevantes para o usuário.
Lançada em 2021, a vertical iFood Ads já oferece acesso qualificado a usuários em momentos de alta intenção de compra, contando com mais de 230 empresas anunciantes nos segmentos de restaurantes, supermercados, farmácias e pet shops. Os maiores anunciantes do iFood Ads registraram um incremento de mais de 40% na receita, e a vertical com foco na indústria cresceu 70% neste ano.
A parceria com a Advolve não é nova. Em fevereiro, a Prosus Ventures – controladora do iFood – já havia investido na startup. Testes conjuntos mostraram um retorno em vendas incremental para as marcas de mais de quatro vezes o valor investido, pavimentando o caminho para a aquisição.
Os fundadores da Advolve e todos os funcionários permanecerão na empresa, que continuará atendendo clientes externos e focando na indústria de bens de consumo, mas com a missão central de oferecer uma solução 360 para o ecossistema iFood.
A aquisição reflete a consolidação do segmento de Retail Media como o novo motor da publicidade digital global. A previsão da Forrester é que os gastos globais com esta frente superem US$ 300 bilhões até 2030. Na América Latina, este é o canal digital de crescimento mais rápido, com investimento projetado para dobrar e atingir US$ 5 bilhões até 2030. Este crescimento é impulsionado pela alta precisão e pelo uso de dados primários proprietários, características que a Advolve potencializa no iFood.








