A Ikesaki Cosméticos completa 60 anos de existência e celebra recordando sua trajetória, repleta de feitos revolucionários e que ajudaram o Brasil a se transformar em um dos mercados de beleza mais importantes do mundo; confira algumas das maiores inovações e colaborações da rede:
O fundador do Grupo Ikesaki, Hirofumi Ikesaki, falecido em 2022, construiu no bairro da Liberdade o primeiro supermercado de cosméticos do Brasil. A ideia inovadora surgiu em 1964, quando ele vendia produtos químicos para tinturarias de imigrantes japoneses em São Paulo e observou que, graças às melhores condições econômicas, as esposas dos comerciantes estavam abrindo salões de cabeleireiros. A falta de recursos para contratar funcionários para loja levou o senhor Ikesaki a criar o sistema de autosserviço, em que o próprio cliente pegava os produtos nas gôndolas, modelo hoje adotado por todas as perfumarias.
1 milhão de profissionais foram capacitados pela educação técnica profissional da Ikesaki, que tem a educação desde seu momento zero da Ikesaki, quando a Max Factor trouxe do Japão maquiadoras para lançar sua linha de produtos no Brasil e fazer as demonstrações de uso dos produtos na loja. A educação técnica continua no centro dos negócios da Ikesaki por ser o principal pilar no desenvolvimento sustentável do mercado profissional de beleza.
- A preocupação em oferecer solução completa para o profissional de beleza, que em uma única visita à loja é capaz de montar seu salão inteiro, levou a Ikesaki a também oferecer móveis. Hoje, as hiperlojas têm showroom, que as lojas menores consultam no catálogo virtual e oferecem atendimento especializado.
- O projeto de expansão das lojas marcou um ciclo de abertura com filiais com cerca de 2 mil m2 nas macrorregiões de São Paulo, aí incluídas São Miguel, Tucuruvi, Santo Amaro, Santo André e Campinas. Para acelerar a expansão, a partir de 2022 foram inauguradas lojas em torno de 600 m, que oferecem o mesmo mix de soluções completas; há unidades em Aricanduva, Tatuapé, Campo Limpo, Sorocaba e Santos. No total, são 12 lojas varejo e 1 de atacado.
- Desde os anos 1980 a Ikesaki participa de feiras de beleza. Sua participação vem sendo ampliada e hoje seus mega estantes ocupam áreas de 1.500 m2. Tamanho sucesso estimulou a ousadia de iniciar a Beauty Fair, que reúne todos os elos da cadeia do mercado de beleza: indústria, comércio e profissionais. Com 19 edições, a Beauty Fair se consolidou como a maior feira de beleza das Américas e a 2º maior do mundo, com mais de R$ 1 bilhão de negócios realizados e 205 mil visitantes em 4 dias de feira.
- O Grupo Ikesaki tem adquirido feiras profissionais com a proposta de expansão regional. Com a Beauty Fair houve a aquisição da Professional Fair, além da Barber Week, da PMU Prime Brazil e da Brazil Lash Congress. A expectativa é que em três anos as feiras regionais representem 30% do negócio total da Beauty Fair – o planejamento prevê para 2025 a realização da Professional Fair SP (abril), da Professional Fair MG (julho) e da Professional Fair RJ (outubro); e para 2026 a Professional Fair Centro-Oeste e a Professional Fair Sul.
Do Grupo Ikesaki ainda faz parte a Taiff, sucesso entre profissionais, presente em mais de 150 mil pontos de vendas no Brasil e em 10 países do mundo. Para ter ideia, 8 em cada 10 secadores de alta performance vendidos no Brasil são da Taiff, bem como 5 a cada 10 modeladores.