Incêndio florestal na Grécia se espalha e causa a retirada de moradores

O pior incêndio na Grécia este ano avançou para os arredores dos subúrbios povoados

Um incêndio florestal de rápida propagação, alimentado pelo calor intenso do verão e ventos fortes, avançou até os limites de Atenas nesta segunda-feira (12), destruindo árvores, casas e carros, e forçando a evacuação de mais de 25 localidades, de acordo com autoridades gregas.

Cerca de 700 bombeiros, apoiados por voluntários, 190 veículos de combate a incêndio e 33 aeronaves de bombardeio de água estavam envolvidos no combate ao incêndio, que começou às 15h de domingo, próximo a Varnavas, a 35 km ao norte da capital.

Na segunda-feira, o incêndio, o mais grave na Grécia este ano, avançou em direção aos subúrbios densamente povoados ao norte de Atenas, ao redor do Monte Penteli, que é fortemente arborizado, lançando grandes colunas de fumaça no ar.

Até o momento, não há relatos de mortes. Treze pessoas foram tratadas por socorristas e equipes médicas por inalação de fumaça e dois bombeiros por queimaduras, disse o porta-voz da brigada de incêndio Vassilis Vathrakogiannis.

Segundo autoridades do governo, pelo menos 25 áreas foram forçadas a retirar seus moradores, juntamente com pelo menos três hospitais, e houve cortes de energia em partes da região de Atenas.

*Com informações da Reuters

Sair da versão mobile