Índice de Gerentes de Compras (PMI) Industrial dos EUA registra recuperação significativa em janeiro

Índice é o mais alto desde setembro de 2022

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial nos Estados Unidos registrou um avanço significativo, passando de 47,9 em dezembro para 50,7 em janeiro, interrompendo uma sequência de dois meses de declínio. Essa melhora, conforme dados da pesquisa da S&P Global divulgados nesta quinta-feira (1), representa o melhor desempenho desde setembro de 2022.

O impulso observado no mês foi impulsionado pela expansão renovada de novas encomendas nas empresas industriais no início do ano. Destaca-se que a melhoria nas condições de demanda concentrou-se principalmente no mercado interno, uma vez que as novas encomendas de exportação experimentaram a 19ª queda nos últimos 20 meses.

Chris Williamson, economista chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, afirmou em comunicado que as fábricas também apresentam indícios de reabastecimento, com algumas empresas aumentando a compra de insumos para sustentar a produção nos próximos meses.

Apesar das notícias positivas, há sinais de aumento nos custos de fabricação devido a atrasos no fornecimento, sendo que entregas mais caras estão frequentemente associadas a condições meteorológicas adversas e perturbações recentes no transporte marítimo global, conforme observou Williamson.

Esses custos mais elevados estão refletindo no aumento dos preços cobrados pelos bens pelas indústrias, que apresentaram um crescimento em janeiro no ritmo mais rápido desde abril passado. Williamson alertou sobre a possibilidade de surgir uma pressão ascendente sobre os preços ao consumidor nos próximos meses, caso as tendências inflacionárias relacionadas à oferta persistam.

Imagem: Bloomberg

Sair da versão mobile