Indicium anuncia aporte da Databricks

Daniel Avancini, Isabela Blasi, Vitor Avancini e Matheus Dellagnelo: os cofundadores da Indicium Divulgação / Indicium

A Indicium, consultoria global em dados e inteligência artificial, anuncia o  investimento da Databricks Ventures, braço de investimento estratégico da Databricks, principal plataforma de dados e IA do mundo, com sede em São Francisco, na Califórnia. O investimento é o primeiro da gigante norte-americana, avaliada em mais de 100 bilhões de dólares, em uma empresa nascida na América Latina. Parceiras desde 2017, as duas empresas vêm atuando juntas na modernização de plataformas de dados e no desenvolvimento de soluções de IA para algumas das maiores companhias do mundo, como Burger King, PepsiCo e Volvo.

O investimento leva essa relação a um novo patamar. A partir de agora, a Indicium estará ainda mais integrada ao roadmap de produtos da Databricks — incluindo Agent Bricks e Lakebase —, além de contar com recursos de engenharia, iniciativas de go-to-market e programas de treinamento. A colaboração também será ampliada em recursos avançados de IA, melhorias no Unity Catalog e atualizações do Lakehouse. Indicium e Databricks irão trabalhar mais próximas no desenvolvimento de soluções de dados e inteligência artificial.

“Após oito anos de trabalho conjunto, vimos de perto a estabilidade, a inovação e a velocidade da Databricks”, afirma Matheus Dellagnelo, cofundador e CEO da Indicium. “Olhando para frente, vejo oportunidades praticamente ilimitadas de inovarmos juntos. Pretendemos colaborar em tecnologias emergentes como IA generativa, análises em tempo real e governança avançada de dados. O foco agora é expandir nossa presença nas Américas, aprofundando a atuação nos EUA e em mercados estratégicos da América Latina, onde já vemos uma forte demanda por soluções de dados e IA em larga escala.”

O investimento ocorre em um momento decisivo para os mercados de IA e modernização de dados. Empresas de todo o mundo correm para capitalizar em cima da inteligência artificial generativa e da análise avançada, o que exige uma base de dados robusta. Esse movimento impulsiona uma onda de inovação, com companhias migrando de data warehouses legados para plataformas unificadas como a Databricks Data Intelligence Platform, que dão suporte a iniciativas de IA. O mais recente relatório State of Data + AI da Databricks registrou um aumento de 11 vezes no número de modelos de IA em produção em um ano, com cerca de 70% das empresas explorando casos de uso de IA generativa. Esse cenário cria uma demanda urgente por parceiros confiáveis capazes de transformar visão em execução.

Com mais de 1.000 projetos de dados e IA concluídos, a Indicium ocupa esse espaço. Seu time de 450 profissionais já conquistou 210 certificações da Databricks e acumulou mais de 500 mil horas de entrega de soluções na plataforma, o que a coloca entre os parceiros mais experientes globalmente. Além da excelência operacional, a Indicium desenvolveu propriedade intelectual própria sobre a Data Intelligence Platform. Seu acelerador de migração automatiza até 80% das migrações de dados legados para o Databricks, enquanto o framework IndiMesh padroniza e acelera a entrega de soluções em mais de 50%.

“Estamos investindo na Indicium porque, ao longo dos anos, ela se consolidou como uma parceira de alto impacto, com competências técnicas e estratégicas que se alinham diretamente à nossa visão de futuro para dados e inteligência artificial”, afirma Kori O’Brien, vice-presidente sênior da Databricks. “A experiência da Indicium em liderar grandes projetos conjuntos tem sido fundamental para organizações que estão modernizando seus sistemas críticos. Ao aprofundarmos essa colaboração, aceleramos a inovação, expandimos a adoção da nossa plataforma de inteligência de dados e geramos valor mensurável para clientes em todo o mundo.”

Um exemplo dessa sinergia é o case com a Copa Energia, maior distribuidora de gás da América Latina, que buscava transformar um processo fragmentado e manual de aprovação de crédito em um motor proprietário baseado em IA. Construída sobre a plataforma Lakehouse da Databricks e aprimorada com Mosaic AI, a solução unificou dados internos e externos, automatizou análises e incorporou governança de ponta a ponta. O resultado: decisões de crédito em tempo real, total autonomia sobre dados e modelos e redução de risco anual de US$ 2,5 milhões. Além disso, ao liberar mais de 270 horas mensais de revisões manuais, o time financeiro da Copa pôde se concentrar em análises estratégicas e crescimento do negócio.

“À medida que a Databricks evolui, queremos estar na linha de frente para aplicar essas capacidades na solução de problemas reais de negócios. Em essência, nossa visão é de crescimento alinhado: enquanto a Databricks expande as fronteiras da plataforma de IA e dados, a Indicium amplia os limites da inovação em serviços sobre essa base”, afirma Isabela Blasi, cofundadora e CBDO da Indicium.

Com sede em Nova York, a Indicium é uma empresa global de serviços em dados e inteligência artificial que ajuda grandes companhias a migrarem mais rápido, otimizarem plataformas e construírem produtos de dados escaláveis. Seu time de mais de 450 especialistas certificados atua em todo o ciclo de dados.

Sair da versão mobile