Diversas iniciativas recentes visam inserir a agenda ESG no setor portuário, como o Pacto Global da ONU no Brasil, que criou um grupo de trabalho para impulsionar a transição energética dos portos e transporte marítimo, e o lançamento do “Guia de Melhores Práticas de Sustentabilidade Portuária”, documento inédito que destaca 98 práticas ambientais, sociais e de governança corporativa para portos públicos e privados. Um ponto comum a todas as iniciativas é a adoção de tecnologia de ponta para ampliar a eficiência do uso de recursos, reduzir desperdícios, aumentar os controles de governança corporativa e a segurança dos colaboradores e propiciar um suporte mais completo para a tomada de decisões das equipes.
Para Rogério Magela, CEO da Athenas Logistics, especializada em tecnologia logística com 23 anos de atuação, é preciso investir massivamente em soluções inovadoras e algoritmos poderosos para gerar impacto ambiental, social e de governança positivo. A plataforma de automação da Athenas para portos, terminais e armazéns, conta com diversas tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Digital Twin 3D em tempo real, robôs e realidade virtual. Mas além da tecnologia, a solução da Athenas gera inteligência logística ao integrar as diversas áreas, como operação e gestão, o que entrega resultados concretos e mensuráveis.
“O aumento de eficiência está diretamente relacionado a ganhos ambientais e sociais: quando agilizamos a pesagem dos caminhões, por exemplo, o tempo de espera na fila reduz, eliminando o desperdício de combustíveis. Se o tempo médio de espera para atracação de um navio no porto, cuja média nacional hoje é de 20 horas segundo a ANTAQ, cair, vai liberar horas de trabalho das equipes. Quando o prazo médio de permanência de um navio passa de 4 dias para apenas algumas horas, otimiza-se o uso daqueles ativos – berço, embarcação, entre outros. Tudo isso testifica que um dos caminhos para conciliar o crescimento do setor com a agenda ESG é a adoção de tecnologias que geram agilidade, redução de custos e de consumo de recursos, ampliação de receitas e margens e mitigação de riscos”, detalha Rogério Magela.
A plataforma Inteligente de Logística e outros produtos de automação da Athenas já estão implantados em grandes corporações, entre elas o Porto do Itaqui, gerido pela EMAP, e na Rio Brasil, empresa do grupo ICTSI, maior operador portuário independente do mundo. Alguns dos resultados com impacto ESG já gerados pela automação de processos, operacional e de gestão nestes clientes são:
– redução de mais de 60% no consumo de papel;
– identificação e liberação de documentos 92% mais rápida – redução de 48 para 4 horas na análise;
– otimização do tempo dos motoristas com a validação e liberação automática do veículo;
– diminuição do trânsito de pessoas para carimbar documentos, mitigando risco de eventos no percurso;
– aumento da segurança com uso de biometria para controle de acesso;
– maior transparência no tracking de cargas para reduzir riscos de fraudes e ilicitudes;
– auditoria de dados, transações e eventos real time, para ampliar a governança corporativa.
“A automação com tecnologias integradas gera inteligência logística, o que se reflete tanto no impacto ambiental, social e de governança, como em redução de custos, agilidade operacional e ampliação de receitas e margens”, completa Rogério Magela.