O Instagram deve ser responsável por mais da metade da receita publicitária da Meta Platforms nos Estados Unidos no próximo ano, impulsionado pela crescente monetização de seus produtos, segundo a empresa de pesquisa Emarketer.
Os Reels, formato de vídeos curtos do Instagram, competem diretamente com o TikTok e o YouTube Shorts da ByteDance, ganhando destaque por serem considerados mais envolventes pelos usuários. Esse cenário tem levado os profissionais de marketing a aderir ao formato, enquanto a Meta intensifica os esforços para aumentar a receita dos Reels ao incorporar mais anúncios à plataforma.
Se a proibição do TikTok entrar em vigor nos EUA, o Reels e o YouTube Shorts podem se tornar alternativas atraentes para publicidade, potencialmente impulsionando o crescimento do Instagram.
Em 2024, a receita de anúncios do Instagram foi majoritariamente gerada pelos recursos Feed e Stories, que contribuíram com 53,7% e 24,6%, respectivamente. No entanto, com o aumento da receita proveniente dos Reels, espera-se que, em 2025, a participação combinada dos recursos Instagram Explore, Reels e, potencialmente, Threads, cresça para 9,6% da receita total.