A educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano e social. Reconhecendo essa importância, empresas em todo o mundo têm se envolvido em iniciativas voltadas para o apoio à educação, buscando promover o acesso equitativo e a qualidade do ensino. Os bancos tem liderado os investimento no setor de educação. Conheça algumas das instituições e seus projetos:
Santander
Em maio desse ano, o Santander anunciou um investimento de 400 milhões de euros em educação e empreendedorismo. O Santander possui um setor específico de investimentos em educação que está ativo a 26 anos que se traduziu em mais de 2,2 bilhões de euros para o ensino superior, em bolsas, formação contínua e apoio a mais de um milhão de estudantes e acordos com mais de 1,5 mil instituições em 25 países. E segundo palavras de Ana Botín, presidente do Grupo Santander, “As sociedades que mais investem em educação crescem de maneira sustentável, são mais abertas e diversas, criam mais oportunidades para todos e enfrentam melhor a solução de conflitos e os desafios do futuro”.
UNIVERSIA
A Universia é uma rede de colaboração acadêmica e universitária externa para o mundo de língua espanhola e portuguesa. Ela foi criada em 2000 e é uma iniciativa conjunta de diversas universidades e instituições de ensino superior da América Latina, Espanha e Portugal. Seu principal objetivo é promover a cooperação e a comunicação entre universidades, professores, estudantes e pesquisadores, além de oferecer uma série de serviços e recursos para a comunidade acadêmica. A rede conta com 1.361 universidades, que representam mais de 19,9 milhões de professores e universitários. Com o apoio do Banco Santander, a Universia se expandiu para além da Espanha e, já em 2005, chegava a Portugal e ao Brasil.
Fundação Bradesco
Quando analisamos exclusivamente o mercado brasileiro, quem se destaca é a Fundação Bradesco, com quase R$ 9 bilhões investidos nos últimos dez anos. Tendo a igualdade como um de seus princípios, a instituição tem o compromisso de oferecer oportunidades a todos, independentemente da origem socioeconômica ou localização geográfica. Por isso, toda essa ação converge, de maneira prioritária, para as escolas da rede.
Das 40 escolas espalhadas por toda nação, oito são no Norte, treze no Nordeste, quatro no Centro-Oeste, dez no Sudeste e cinco no Sul. Com um investimento que cresce ano a ano, a Fundação Bradesco segue fortalecendo a inclusão social e atinge mais de 60 mil alunos presencias, matriculados no Ensino Infantil, Fundamental e Médio.
Instituto Unibanco
Criado em 1982, o Instituto Unibanco atua para a melhoria da educação pública no Brasil por meio da gestão educacional para o avanço contínuo. O Instituto apoia e desenvolve soluções de gestão para aumentar a eficiência do ensino nas escolas públicas. Além de resultados sustentáveis de aprendizagem, trabalha pela equidade no ensino, tanto entre as escolas, como no interior de cada uma delas, com base em quatro valores fundamentais: Valorizar a diversidade, acelerar transformações, conectar ideia e ser orientado em evidências.
O Instituto Unibanco apoia ações e projetos em cinco frentes:
1. conceber, desenvolver, implementar e avaliar soluções para a gestão educacional;
2. produzir e difundir conhecimento sobre essas soluções, com base em evidências empíricas e na investigação científica;
3. apoiar iniciativas para vencer os desafios do Ensino Médio;
4. ocupar posições estratégicas e intensificar articulação junto aos principais atores e tomadores de decisão de políticas públicas na área da educação;
5. ser fundamentado em evidências.
Fundação Banco do Brasil
A Fundação Banco do Brasil investe em projetos de formação, construída com o envolvimento das pessoas, a partir da concepção de que a educação emancipa e transforma. Em razão disso, desde o início de suas atividades, a Fundação BB definiu a Educação como eixo de atuação e um vetor priorizado na estratégia de investimento social.
os recursos têm sido aplicados tanto em programas como o AABB Comunidade, Inclusão Digital, BB Educar e o Projeto Memória, como em capacitações profissionais e de gestão de empreendimentos solidários de programas estruturados.
Em 2015, foram investidos R$ 16,1 milhões em investimentos sociais em Educação. Deste total, R$ 14,7 milhões foram destinados para o programa AABB Comunidade. Este programa é uma tecnologia social que oferece complementação escolar para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com idades entre 6 e 18 anos incompletos.
Em 2023, o Banco do Brasil firmou parceria com a Fundação Arcelor Mittal e ampliaram a Liga STEAM, uma estratégia para a educação brasileira baseada na abordagem que integra os ensinos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
A estratégia conta com iniciativas em várias frentes, como a formação em STEAM para todos os educadores da rede pública de municípios selecionados e para um grupo de 50 profissionais da educação espalhados por diversos estados brasileiros. O Prêmio Liga STEAM é outra frente importante de investimento na educação brasileira, já que reconhece projetos realizados em escolas de todo o Brasil que já utilizam a abordagem.
Por meio da parceria com a Fundação Banco do Brasil, a estratégia ganha mais força e amplia o seu impacto social. A formação de educadores, em 2023, passa a ser realizada em seis municípios nos quais o Grupo ArcelorMittal tem atuação. Em 2022, duas cidades foram contempladas. No Prêmio Liga STEAM, houve a criação da categoria Educação Infantil, que se junta às competições dos Ensinos Fundamental e Médio. O prêmio tem foco nas escolas públicas de todo o país.