Instituto Focus Têxtil reaproveita quatro toneladas de resíduos têxteis

Iniciativas que fomentam moda circular, empreendedorismo e sustentabilidade já impactaram mais de duas mil pessoas

Em 2024, o Instituto Focus Têxtil, braço social e sustentável da Focus Têxtil, já reutilizou quatro toneladas de resíduos têxteis. As iniciativas do instituto incentivam o empreendedorismo, reduzem o impacto ambiental da indústria e promovem a inclusão social no setor, beneficiando diretamente e indiretamente mais de duas mil pessoas ao longo do ano.

O Instituto estará presente no Focus Fashion Summit 2024, o maior encontro da indústria têxtil de moda da América Latina, com um estande exclusivo para apresentar os resultados de seus principais projetos. Durante o evento, que ocorre entre 5 e 7 de novembro, o público poderá adquirir peças produzidas por alunos a partir de tecidos reaproveitados e assistir a um desfile com as vencedoras de uma das iniciativas. A programação inclui ainda palestras e apresentações de cases sobre moda regenerativa, inclusiva e sustentável.

“A moda não se trata apenas de tendências, mas de propósito e responsabilidade. Nossa missão é transformar resíduos têxteis em recursos e oportunidades, inspirando toda a cadeia a avançar rumo a uma economia mais circular, inclusiva e sustentável”, afirma Paulo Cristelli, Gerente de Sustentabilidade.

Em um convênio firmado com a União Europeia por meio do programa AL-INVEST Verde, o projeto Moda Regenerativa e Circular pretende reutilizar uma tonelada de resíduos têxteis até 2025. A iniciativa já capacitou designers, professores e estudantes para desenvolverem coleções sustentáveis utilizando técnicas de reaproveitamento de peças descartadas.

“A maioria das peças descartadas acaba em lixões e aterros. Nosso objetivo é mostrar que podemos transformar esses resíduos em novos produtos, prolongando seu ciclo de vida e reduzindo a pegada de carbono“, conclui Cristelli.

Sair da versão mobile