O Instituto LIFE, que atua como um organismo normalizador internacional, é uma organização sem fins lucrativos que promove a integração da biodiversidade e a conservação da natureza de forma transversal aos modelos de negócio.
Há 15 anos, vem desenvolvendo e aprimorando uma ferramenta inovadora para incorporar a biodiversidade na gestão das empresas, medindo a pressão e o desempenho dos negócios em relação a biodiversidade, que começa a ser aplicada também no México e Europa. Mais de 50 organizações já utilizaram a Metodologia LIFE no Brasil, Espanha, Portugal e Paraguai para avaliarem sua gestão para a biodiversidade, chegando agora à Bélgica e México. E algumas delas já são certificadas por auditorias de terceira parte.
“A Certificação LIFE é um grande diferencial para os negócios, afinal ela atesta o real engajamento das empresas com a conservação da biodiversidade”, afirma Regiane Borsato, CEO do Instituto LIFE. “O mais interessante, 15 anos depois, é ver a ferramenta sendo utilizada para o atendimento de uma meta do Marco Global da Biodiversidade”, conclui a executiva, que adianta que a metodologia já se encontra adaptada e aplicável à União Europeia e que espera ter novidades sobre outros países em breve.
A demanda por ferramentas e soluções na área de Negócios e Biodiversidade vem aumentando, principalmente em função da implementação do Marco Global da Biodiversidade, estabelecido pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB/ONU) durante a COP15, em Montreal. Também conhecido como Plano da Biodiversidade, ele representa para a biodiversidade o mesmo que o Acordo de Paris é para o clima e estabelece as metas mundiais para conservação da biodiversidade até 2030.
A meta número 15 do Marco Global exige que grandes corporações avaliem, divulguem e reduzam seus impactos negativos na biodiversidade, além de aumentarem os impactos positivos, exatamente o que a Metodologia LIFE possibilita. As métricas desenvolvidas pelo Instituto LIFE auxiliam as empresas no atingimento desta meta e as preparam para novas estruturas regulatórias e demandas do setor financeiro relacionadas à biodiversidade.
Ao implementar a metodologia e buscar o reconhecimento da certificação, a iniciativa privada estabelece um compromisso direto com os objetivos prioritários de conservação da biodiversidade. A mudança de comportamento dos consumidores — que agora preferem se relacionar com negócios alinhados a práticas sustentáveis — fez com que 81,9% das médias e grandes indústrias implementassem iniciativas ou práticas ambientais em 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a pesquisa da Market Analysis, embora o público consumidor no Brasil continue bastante interessado na responsabilidade socioambiental das empresas, as taxas de greenwashing permaneceram estáveis na última década. Com apoio permanente de comitês envolvendo academia, terceiro setor e empresas, o Instituto LIFE se consolida como uma alternativa de credibilidade para os negócios.
“Em 2025, nosso objetivo é alcançar mais empresas que assumam essa responsabilidade com a biodiversidade e busquem esse reconhecimento que a Certificação LIFE traz. A implementação de ações para mitigar esse impacto não é apenas uma necessidade ambiental, mas também uma oportunidade estratégica”, reforça Borsato.
Entre as empresas com unidades certificadas por organismos independentes estão Gaia, Silva, Gaede & Associados, Gráfica e Editora Posigraf Ltda., Itaipu Binacional, Botica Comercial Farmacêutica Ltda., C-Pack Creative Packaging, JTI, Caiman Pantanal, SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, Celulose Nipo Brasileira S.A e BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.