Inteligência artificial na Black Friday: como startups podem impulsionar a eficiência nas vendas?

Tecnologia é essencial para personalização de ofertas, ajuste de preços e previsão de demanda, defende especialista da AWS

Imagem: freepik

A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano pelos segmentos de varejo e e-commerce. Segundo a Confi.Neotrust, a expectativa é que, este ano, o faturamento aumente 9,1% em relação a 2023, atingindo R$ 9,3 bilhões. Com a oportunidade de alavancagem do comércio, o cenário também reflete a necessidade de implementar tecnologias para atribuir maior eficiência às operações e proporcionar uma melhor experiência ao consumidor final, a exemplo da inteligência artificial (IA). Segundo a Grand View Research, o mercado de IA no varejo está avaliado em US$ 11,61 bilhões em 2024 e crescerá a uma taxa de 23% ao ano até 2030.

Neste sentido, as startups, que movimentam grande parte da economia brasileira, estão em posição de destaque: o uso de inteligência artificial está presente em 78% destes empreendimentos a nível nacional, conforme apontam os dados da pesquisa Founders Overview 2024. Apenas no terceiro trimestre de 2024, investidores de capital de risco aplicaram US$ 3,9 bilhões (aproximadamente R$ 22 bilhões) em startups de inteligência artificial generativa (GenAI), de acordo com o PitchBook.
 

Os números reforçam que é cada vez mais essencial que ferramentas de GenAI sejam inseridas no planejamento estratégico dessas empresas ao longo do ano. “Durante períodos de picos de transações, a IA pode resolver desafios, como recomendações de compra, aumento do tráfego no site, atendimento ao cliente, entregas e feedbacks de clientes. Com uma solução personalizada e adaptada aos objetivos do negócio, é possível escalar a operação, alcançando resultados expressivos ou até transformar completamente seu negócio como fez a Doris”, alega Karina Lima, Head de Startups da AWS, companhia de computação em nuvem e IA, no Brasil.

A Doris é uma startup disruptiva que possui uma solução de provador virtual. Duas fotos são tiradas do usuário e as medidas são calculadas para dar uma ideia mais precisa de como as roupas ficariam. Com as soluções da AWS, Doris conseguiu reduzir quase 47% dos custos iniciais de inferência na AWS e expandiu-se para grandes marcas internacionais.
 

Confira, abaixo, cinco benefícios obtidos por startups que investem em IA para potencializar os resultados da Black Friday:

1. Personalização das ofertas

Uma pesquisa da McKinsey revelou que 71% dos consumidores esperam interações personalizadas, o que coloca a IA como uma ferramenta estratégica para entender e atender essas expectativas em tempo real. E uma das principais vantagens do uso desta tecnologia para o varejo – não somente na Black Friday – é a possibilidade de personalizar ofertas.

Por meio de análise de dados, é possível compreender perfis comportamentais como histórico de compras, navegação em sites e interações dos consumidores nas redes sociais. Isso permite que as startups ofereçam soluções que entregam recomendações de produtos de forma personalizada, aumentando as chances de conversão e fidelização de clientes.
 

2. Ajuste dinâmico de preços

Outra funcionalidade possibilitada pela IA é a precificação dinâmica: algoritmos específicos ajustam os preços automaticamente com base em fatores como demanda, disponibilidade de estoque e preços da concorrência. Esse tipo de tecnologia é valiosa para períodos de aumento de volume de transações e variações de preços intensas, como a Black Friday. Nesse sentido, as startups que desenvolvem soluções de ajuste de preço encontram uma oportunidade para apoiar seus clientes na otimização de estratégias de vendas e na garantia de margem competitiva.

3. Previsão de demanda e gestão de estoque

Por analisar grandes volumes de dados em tempo real, a utilização de IA possibilita que os varejistas prevejam, com maior precisão, a demanda por produto. Startups com ferramentas de IA para previsão de demanda são, portanto, aliadas destas empresas para evitar rupturas e a manter os produtos certos disponíveis no momento certo. “Um exemplo é monitorar a demanda em tempo real por meio de IA. Dessa forma, é possível identificar os produtos com maior e menor saída e fazer ajustes na reposição e distribuição de mercadorias, garantindo que o estoque atenda a demanda”, reforça a especialista.
 

4. Criação de materiais de marketing personalizados para o varejo:

A GenAI também desempenha um papel valioso na criação de materiais de marketing personalizados e envolventes para o varejo. Com suas capacidades de processamento de linguagem natural e geração de imagens, as startups podem desenvolver soluções que geram automaticamente planos de fundo visualmente atraentes para contextualizar imagens de produtos, tornando-os mais chamativos aos consumidores.

Ademais, a GenAI possibilita a geração de textos customizados para redes sociais, mantendo o mesmo estilo de linguagem e tom de voz já utilizados pela empresa, garantindo uma experiência coesa e autêntica para o público-alvo. Essa capacidade de produzir conteúdo de marketing em escala e altamente personalizado não apenas economiza tempo e recursos, mas também potencializa o engajamento do cliente, impulsionando o reconhecimento da marca e, consequentemente, impactando positivamente nas vendas durante períodos críticos como a Black Friday. Para startups que desejam obter uma vantagem competitiva e alcançar novos patamares de eficiência e inovação, a AWS oferece um caminho para adotar as poderosas capacidades da GenAI. A jornada começa com a seleção de um caso de uso específico, como personalização de ofertas, alinhado às necessidades e objetivos únicos do negócio. Após isso, é preciso capacitar as equipes proporcionando treinamentos e recursos para que possam dominar as ferramentas e metodologias da GenAI, fomentando uma cultura de inovação contínua. Por último, um ambiente seguro e escalável é essencial, colocando ideias em prática e validando soluções antes de implementá-las em larga escala. Com o suporte de especialistas e uma vasta gama de serviços de IA, a AWS oferece a infraestrutura e o conhecimento necessários para que as startups possam aproveitar todo o potencial transformador da GenAI, entregando experiências excepcionais aos clientes e impulsionando o crescimento sustentável do seu negócio, especialmente em períodos cruciais como a Black Friday.
 

5. Detecção de fraudes

O aumento de vendas em datas sazonais também eleva o risco de fraudes. Nessa linha, ferramentas de IA são essenciais para identificar comportamentos suspeitos, permitindo que as startups ofereçam soluções de segurança aprimoradas para o varejo. Com algoritmos de machine learning, as soluções de IA detectam fraudes em tempo real, protegendo as empresas contra perdas financeiras e melhorando a confiança dos clientes.

“Enquanto fornecedores de soluções de GenAI para startups, nossas principais prioridades são segurança e responsabilidade com os dados. Nossa tecnologia e nossas equipes estão diretamente conectadas e proativamente conversando com clientes para que eles estejam utilizando a melhor arquitetura para seus negócios no dia-a-dia e também em épocas de pico de vendas como a Black Friday. Dessa forma, criamos um ciclo positivo em que auxiliamos nossos clientes a fidelizarem seus próprios consumidores”, avalia Karina.
 

Com a utilização cada vez mais recorrente de GenAI nas empresas, as startups têm conquistado seu espaço no desenvolvimento de soluções que auxiliam o varejo brasileiro a atingir um novo patamar de eficiência e personalização.

Como uma das principais fornecedoras de IA e ML para empresas, a AWS apoia inovações e ações que tornem tecnologias acessíveis a clientes de todos os tamanhos e setores há 20 anos. A companhia já ajudou mais de 100 mil usuários a inovar com estes recursos e é a hospedagem de mais de 5 mil startups para geração de IA e construção de valor.

Atualmente, a AWS atende 80% dos 1.000 unicórnios em todo o mundo e fornece mais de 200 serviços para startups, fomentando a criação de cargas de trabalho com maior eficiência e redução de custos.

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