• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 17 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Inteligência emocional é relevante para 59,7% das empresas na América Latina

A saúde emocional do profissional se torna foco das companhias

Redação por Redação
22/05/2024
em Empresas
A A

LEIA TAMBÉM

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

De acordo com Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional”, 85% do sucesso das pessoas está ligado ao seu coeficiente emocional. Não é à toa que, em 2020, o levantamento “Habilidades 360º”, elaborado pelo PageGroup, apontou que a inteligência emocional é o requisito mais importante para líderes brasileiros.

Entretanto, o mesmo estudo revelou uma grande falha de diagnóstico nas empresas, já que 59,7% dos entrevistados, entre diversos setores da América Latina, afirmaram que a falta de habilidades sociais dos candidatos é o maior motivo para que algumas vagas continuem vazias.

Não existe fórmula mágica quando o assunto é entendimento da saúde emocional do trabalhador. É preciso ferramentas psicológicas que consigam fornecer diagnósticos concretos para entender as competências emocionais que qualificam uma pessoa para ocupar aquela posição, ou até mesmo para que a empresa possa planejar as suas ações.

“Lidar com o ser humano, suas complexidades, seus sentimentos e seus desafios situacionais demandam uma escuta ativa e formas de diagnosticar a relação das pessoas com o trabalho. Não se trata apenas de tomar decisões imediatas, como recrutar, treinar e, se não der certo, demitir. Trata-se de compreender o comportamento e as características psicológicas dos trabalhadores para, então, qualificá-los para ocupar uma função”, explica Nayara Teixeira, diretora de Produtos e Operações da Mapa HDS. 

Como indica Nayara, as avaliações psicossociais são uma das opções para mitigar esses riscos, promovendo um ambiente emocionalmente saudável e  considerando o ser humano como ponto central na estrutura de trabalho. “Felizmente, as empresas agora enxergam que as habilidades técnicas são importantes, mas não o suficiente. Isso porque o aspecto psicossocial não pode ser resolvido com uma capacitação. Por isso, o diagnóstico assertivo das competências emocionais dos trabalhadores  vai permitir  que as organizações saibam exatamente onde selecionar, treinar e desenvolver cada talento, gerando bem estar, qualidade de vida  e engajamento”, finaliza.

Tags: CarreiraEmpresasESGInteligência emocional
Anterior

Setor supermercadista de SP cresce 10% e movimenta R$ 300 bilhões

Próximo

Embrapa vai utilizar tecnologia inovadora em satélite para mapear aquicultura no Brasil

Redação

Redação

Leia também

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha
Empresas

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

por Jhulia Caballero

A Aperam BioEnergia foi a grande vencedora da edição 2025 do Prêmio ESG na categoria Inovação em Energia Renovável, no...

Leia maisDetails
CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

Marfrig e BRF anunciam fusão e criam nova gigante global de alimentos

Marfrig e BRF anunciam fusão e criam nova gigante global de alimentos

Como a neurociência está transformando a inteligência artificial e o futuro da tecnologia

Como a neurociência está transformando a inteligência artificial e o futuro da tecnologia

Tecnologia prolonga vida útil de pneus OTR e evita geração de 73 toneladas de resíduos

Tecnologia prolonga vida útil de pneus OTR e evita geração de 73 toneladas de resíduos

Próximo
Embrapa vai utilizar tecnologia inovadora em satélite para mapear aquicultura no Brasil

Embrapa vai utilizar tecnologia inovadora em satélite para mapear aquicultura no Brasil

Como a IA pode ajudar a evitar catástrofes ambientais

Como a IA pode ajudar a evitar catástrofes ambientais

IA e Felicidade Corporativa serão temas abordados na 11ª edição do Fórum de Inovação do IGEOC

IA e Felicidade Corporativa serão temas abordados na 11ª edição do Fórum de Inovação do IGEOC

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.