A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar um novo levantamento com dados sobre o impacto positivo da estratégia de interiorização para quem deseja investir em uma franquia. Segundo o Ranking das 30 Maiores Cidades, 50% das cidades (14) que mais cresceram percentualmente por operação de franquias no Brasil não estão nas capitais. O estudo avaliou o aumento de unidades do setor durante o primeiro semestre de 2021, comparado ao mesmo período de 2022. Para o diretor de relacionamento e novos negócios da Associação Brasileira de Franchising (ABF-RJ), Umberto Papera Filho, investir na interiorização garante aluguéis até 50% mais baixos do que em grandes cidades, além de uma menor concorrência.
“Entrar no franchising fora das capitais oferece muitos benefícios para o investidor, como menor concorrência, custos operacionais potencialmente mais baixos e uma demanda de clientes que são pouco abastecidos naquela região. Nas cidades menores, o preço dos aluguéis pode custar até metade do valor, quando comparado com as capitais, por exemplo Além disso, caso a marca faça o dever de casa de construir uma relação afetiva com a comunidade, ou seja, entendendo questões culturais e regionais, haverá também maior aceitação e potencial de crescimento”, explica o especialista em franchising e CEO da Wings Company, empresa especializada em formatação e aceleração de franquias.
Umberto, que conta no currículo com trabalho junto à grandes marcas como Melissa, Bob’s, Reserva, Giraffas e TT Burger, indica os pontos cruciais na hora de empreender nessas regiões. “Pesquise o mercado local e entenda as necessidades e o perfil dos consumidores de lá. Se necessário, adapte o modelo de negócios para aquela realidade, mas sem perder a identidade da franquia. Estabeleça conexão com a comunidade local para construir uma relação sólida e promover a marca”, orienta o profissional.
Para os brasileiros interessados em investir no interior, contar com o know-how de uma franqueadora experiente no assunto aumenta as chances de conduzir um negócio bem-sucedido. Por isso, listamos algumas marcas que oferecem modelos de franquias e estratégias desenvolvidas especialmente para a interiorização da marca