A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), e a Amazon Brasil celebraram, nesta semana, um acordo de cooperação com o objetivo de incentivar a exportação de produtos brasileiros por meio do comércio eletrônico. A colaboração visa promover a capacitação de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) para venderem no exterior, ampliando oportunidades de serem bem-sucedidas no mercado global.
O presidente da InvestSP, Rui Gomes, assinou o ACT em nome da agência e reforçou a importância da iniciativa: “mais um passo para promover negócios para as empresas paulistas e possibilitar que produtos e serviços do Estado sejam oferecidos aos compradores de todo o mundo”.
“As exportações de produtos e serviços de micro, pequenas e médias empresas do Estado já são uma realidade e o interesse dos compradores internacionais não para de crescer. Somente no Exporta SP, programa de capacitação da SDE, mais de mil empresas já foram qualificadas para a atividade e, agora, elas poderão contar com mais este reforço em sua jornada empreendedora”, afirma Thiago Camargo, diretor de Projetos e Investimentos da InvestSP.
A América do Norte é um importante destino para a exportação de produtos brasileiros por meio do programa de Vendas Internacionais da Amazon e será um dos principais focos desta colaboração. O acordo inclui a implementação de ações conjuntas para promover produtos paulistas no site da Amazon dos EUA.
Será oferecido às empresas envolvidas conteúdo educacional necessário para iniciar operações internacionais, além de ferramentas para gerenciar sua performance comercial. Isso ajudará a simplificar processos e apoiar os participantes na criação de lojas na Amazon.com, além de facilitar na gestão de produtos e na elaboração de estratégias de marketing.
Ricardo Luiz Garrido, diretor de Marketplace da Amazon Brasil, enfatizou a importância dessa união de forças: “Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a InvestSP para ajudar empreendedores locais a se expandirem para outros países por meio do comércio eletrônico. Esta iniciativa cria novas oportunidades para as PMEs paulistas, proporcionando o conhecimento e as ferramentas necessárias para exportar, aumentar a sua produtividade, a sua competitividade e o crescimento de seus negócios”.