IPCA desacelera a 0,16% em março, abaixo da projeção do Banco Central

IPCA acumula alta de 1,42% no ano e de 3,93% nos últimos 12 meses

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no Brasil, desacelerou para 0,16% em março, de acordo com um relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA de fevereiro mostrava alta de 0,83% – no ano, o índice acumula alta de 1,42%, e com a soma do ano passado até agora, chega a 3,93%.

O IBGE mostrou no relatório que o principal fator para o resultado do IPCA foi a alta nos preços de alimentos e bebidas. “Problemas relacionados às questões climáticas fizeram os preços dos alimentos, em geral, aumentarem nos últimos meses. Em março, os preços seguem subindo, mas com menos intensidade”, diz o gerente de pesquisa, André Almeida. 

O caso do ovo de galinha tem uma explicação própria: tratou-se de um período em que uma parcela da população faz a opção de não comer carne por questões religiosas, aumentando a demanda dessa proteína”, diz Almeida sobre a desaceleração de alimentos, especificamente o ovo de galinha.

O Banco Central projetava alta de 0,24% em março no IPCA, entretanto, o resultado atual foi abaixo do esperado. De acordo com Almeida, o índice foi menor devido aos preços da Educação, que tiveram alta significativa “por conta dos reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo”, ação que não ocorreu no mês.

Sair da versão mobile