A irrigação localizada tem se tornado a cada safra protagonista quando o assunto é produtividade e garantia de uma boa colheita. Sua relevância aumenta ainda mais diante das oscilações climáticas e econômicas. Isto significa que sistemas de irrigação eficientes são essenciais para manter o rendimento das culturas e garantir ainda a segurança alimentar.
Estudos apontam também que a melhoria das práticas de irrigação pode elevar a produtividade das lavouras em até 50%. Isto aumenta, claro, a rentabilidade e contribui para as economias locais e nacionais, apoiando a criação de emprego e o potencial de exportação. Muitas fazendas já têm aderido a esta forte tendência, com destaque para as que cultivam frutas, que são produtos delicados com relação a sabor, aparência e tempo de prateleira. Este é o caso de dois dos clientes da multinacional israelense Rivulis em Israel e África do Sul.
Na fazenda Gold Tree Farms, na África do Sul, a adoção da irrigação por gotejamento levou a um impressionante aumento de 50% na produção de kiwis. Esta transformação demonstra a eficácia das soluções. Cerca de 85% do que é produzido no local é exportado, e por isso é fundamental manter os frutos sempre com alta qualidade. Para isso, a propriedade utiliza os gotejadores Supertif da Rivulis, assegurando uma distribuição de água eficiente. A solução é empregada também nas extensas operações de viveiros com as mudas das frutas.
Eran Ossmy, presidente de micro-irrigação da multinacional, enfatiza a importância dessas inovações para a agricultura mundial. “Nossa vasta gama de soluções foi idealizada para satisfazer as diversas necessidades agrícolas, como o caso da Gold Tree Farms. Ao otimizar a irrigação estamos a ajudando-os a aumentar a sua produtividade e a promover práticas mais sustentáveis”, diz.
Abacate irrigado
Outra fazenda, Shiqma Plantation, em Israel, também viu resultados transformadores através da implementação do sistema duplo de água da Rivulis (irrigação por microaspersão e aspersão). O sistema de aspersão é usado para controle climático e protege mais de 70% da plantação de abacate da propriedade contra as geadas e ondas de calor. As geadas têm sido uma preocupação para a fazenda há muito tempo, mas nos últimos anos, o intenso aumento das ondas de calor tem representado um risco maior para as suas frutas. O sistema duplo de água não só protege as colheitas como também aumenta a resistência dos pomares à variabilidade climática.
Otimizar a irrigação
O sistema de irrigação da Rivulis prioriza a distribuição uniforme de água para garantir que cada planta receba a quantidade correta de água e fertilizantes. “Ao otimizar a área irrigada, os agricultores podem eliminar pontos secos na zona radicular alvo e obter uma cobertura consistente, aumentando a eficiência. Para avaliar o desempenho da operação, os profissionais podem utilizar métricas como o Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CU), a Uniformidade de Distribuição (DU) e o Coeficiente de Programação (SC)”, explica, o engenheiro agrônomo e diretor comercial no Brasil, Leandro Lance.
A multinacional tem no Brasil uma equipe especializada para orientar os produtores sobre a utilização destas ferramentas e assim criar soluções personalizadas que satisfaçam as necessidades específicas das culturas e do solo de cada fazenda. “Lembramos que a escolha do sistema de irrigação correto envolve considerar o tipo de cultura, a disponibilidade de água e as condições do solo. Para as plantações de frutas, os aspersores sob a copa das árvores proporcionam uma operação eficaz e mitigação das geadas”, salienta o executivo.