A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, avança na construção do Projeto Serra Dourada, conquistado no Leilão de Transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nº 01/2023 – lote 01, que atualmente é um dos maiores empreendimentos privados em desenvolvimento no Estado da Bahia.
Com investimento de R$ 3,2 bilhões (Capex ANEEL), o empreendimento é considerado um projeto prioritário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desenvolvido pelo Governo Federal, e representa um vetor para o escoamento da produção de energias renováveis na região Oeste da Bahia e no Norte de Minas Gerais, com destaque para a conexão de usinas eólicas e solares da região.
O projeto contempla a construção de cinco linhas de transmissão aérea em 500 kV, com 1.097 km de extensão, que conectam Oeste da Bahia e o Norte de Minas Gerais, passando por 23 municípios, sendo 20 baianos e 3 mineiros. Além das linhas, estão previstas três novas subestações (Campo Formoso II, Barra II e Correntina), que vão aliviar o carregamento na rede existente, ampliando os níveis de confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN), com reforço ao fluxo de energia Nordeste-Sudeste.
“O Projeto Serra Dourada contribuirá para a transição energética no Brasil, com o escoamento de fontes renováveis, como eólica, solar e biomassa, especialmente no Oeste da Bahia e no Norte de Minas Gerais. Além disso, fortalecerá a interligação entre os sistemas Nordeste e Sudeste, mitigando de maneira expressiva gargalos e desafios do setor elétrico”, destaca Dayron Urrego, diretor-executivo de Projetos da ISA ENERGIA BRASIL.
A Receita Anual Permitida (RAP) do empreendimento é de R$ 322 milhões para o ciclo 2025/2026.
No Trecho Sul (Barra–Arinos), sob análise do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o Projeto Serra Dourada avançou de forma decisiva: após a emissão da Licença Prévia em maio de 2025 e da Licença de Instalação em julho, as obras tiveram início em agosto, consolidando o cronograma previsto.
No Trecho Norte, conduzido pelo INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), o processo regulatório segue em ritmo consistente. O segmento Barra–Buritirama obteve Licença Prévia em fevereiro de 2025 e aguarda a Licença de Instalação, enquanto o trecho Barra–Juazeiro conquistou Licença Prévia em outubro e está em fase de solicitação da Licença de Instalação.
A ISA ENERGIA BRASIL realizou ontem (8) a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Projeto Serra Dourada, o maior empreendimento de transmissão de energia elétrica em construção na Bahia. O evento contou com as presenças do secretário estadual de Infraestrutura Saulo Pontes, senador Jaques Wagner e do Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, além de demais autoridades estaduais e federais.
Na oportunidade, os executivos da Companhia, Rui Chammas (Diretor-Presidente), Dayron Urrego (Diretor-Executivo de Projetos) e Simone Albuquerque (Diretora de Talento Organizacional) realizaram a entrega da placa que simboliza o início das obras e prestaram homenagem aos colaboradores que participam da concretização do empreendimento. O ato foi marcado por depoimentos de lideranças locais, reforçando a relevância estratégica do projeto para o desenvolvimento sustentável da região e para o fortalecimento da matriz energética nacional.
“Temos um alinhamento perfeito entre o momento histórico da transição energética, a Bahia por decisões tomadas liderando a geração de energia eólica e solar no País e, agora, a infraestrutura do empreendimento Serra Dourada que vai permitir que essa transição energética avance. Daqui a alguns anos, vão olhar para trás e falar: aquele foi um momento histórico”, afirma Rui Chammas, diretor-presidente da ISA ENERGIA BRASIL.
A cerimônia ocorreu no Palacete Tira-Chapéu em Salvador (BA), situado na Rua Chile, primeira via a receber energia elétrica em Salvador, em 8 de dezembro de 1903. Exatamente 122 anos depois, o mesmo local testemunha um novo marco histórico: o lançamento do maior projeto de transmissão de energia renovável da Bahia, que conectará usinas eólicas e solares ao Sistema Interligado Nacional.
“É muito prazeroso estar aqui, no Palacete Tira-Chapéu, recepcionando o anúncio da ISA ENERGIA BRASIL no que diz respeito aos investimentos na Bahia. Hoje, estamos aqui fazendo um ato de geração de emprego, de renda e de transição energética. Eu quero trabalhar com vocês para criarmos um ambiente de desenvolvimento e inovação tecnológica”, declara o governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Se em 1903 a Rua Chile iluminou Salvador pela primeira vez, em 8 de dezembro de 2025 o Estado da Bahia ilumina o Brasil com energia limpa, conectando ventos e sol ao desenvolvimento sustentável.
“Essas linhas de transmissão, com mais de 1.000 quilômetros e boa parte aqui dentro da Bahia, não tenho dúvidas, vão significar novos investimentos para a Bahia como um todo”, diz o senador Jaques Wagner.








