O Itaú Unibanco, por meio do Itaú Mulher Empreendedora (IME) – programa desenvolvido em parceria com a International Finance Corporation (IFC) – anuncia uma parceria estratégica com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para lançar um programa inovador de capacitação gratuita destinado a empreendedoras participantes ativas do programa IME.
Trata-se de um curso de gestão de negócios e liderança que visa fomentar o empreendedorismo feminino, contribuindo para o fortalecimento das pequenas e médias empresas lideradas por mulheres. O programa irá capacitar empreendedoras em temas que visam impulsionar competências técnicas e socioemocionais para alavancar seus negócios. Com um investimento total de R$ 1.050.000, o programa está estruturado em três ciclos de aceleração, cada um abrangendo 100 empreendedoras e com duração de quatro meses.
Durante cada etapa, as empreendedoras serão organizadas em grupos e terão acesso a uma variedade de atividades de aprendizado e suporte. Isso inclui dois workshops presenciais, 8 encontros online síncronos quinzenais, 4 sessões de conversa de coaching e a disponibilidade de tutores para orientar os grupos. A primeira rodada está programada para iniciar em agosto deste ano, com as próximas previstas para o primeiro e segundo semestre de 2025.
Denominado Empreendedoras do Futuro – um programa Itaú, IFC e FGV, a iniciativa busca criar um ambiente de aprendizado dinâmico e prático. Nele, as empreendedoras poderão adquirir habilidades e conhecimentos necessários sobre Gestão Estratégica, Impacto Socioambiental dos Negócios, Marketing e Vendas, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Busca de Investimentos e Preparação do Negócio para o Futuro, tudo para enfrentar os desafios do mercado atual e impulsionar o crescimento de seus negócios.
A seleção das participantes foi realizada pelo Itaú Mulher Empreendedora, que, neste momento, priorizou empreendedoras do estado de São Paulo que já são clientes do banco. Essa escolha se deve às capacitações presenciais no polo da Universidade e aos princípios de ESG, integrando responsabilidade social com o core business do banco. As mulheres que alcançarem um aproveitamento de 80% ou mais receberão um certificado de conclusão do FGVcenn. Ao final do curso, elas apresentarão seus trabalhos em um workshop para uma banca composta por executivas do Itaú, professoras da FGV, empreendedoras e investidoras convidadas.