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Home Empresas

Itaú Unibanco lança funcionalidades para proteção dos clientes PJ 

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
26/08/2025
em Empresas
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O acesso aos serviços bancários no Brasil passou por uma transformação acelerada nos últimos anos. De acordo com o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, desde 2020 o ambiente virtual se tornou o principal meio para operações financeiras, atendendo mais de 570 milhões de contas. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 65,7% das 104,3 bilhões de transações bancárias em 2020 foram realizadas via mobile e internet banking. Quatro anos depois, esse número saltou para 81,5% das 208 bilhões de transações realizadas.

Nesse contexto digital, o crime organizado tem intensificado a sua atuação por meio de golpes de engenharia social, especialmente contra pequenas e médias empresas (PMEs), que são responsáveis por 30% do PIB brasileiro, de acordo com o Sebrae. Isso ocorre porque, além de utilizarem plataformas digitais de maneira mais recorrente e diversificada, os empreendedores muitas vezes enfrentam sobrecarga de tarefas, o que os torna mais vulneráveis a diferentes modalidades de golpes e fraudes. O impacto desses golpes pode ser significativo para os negócios, afetando não apenas o patrimônio, mas também o fluxo de caixa, atrasando pagamentos a fornecedores, tributos e funcionários, o que prejudica a continuidade das operações.

Para enfrentar esse desafio e proteger seus clientes PJ, o Itaú Unibanco apresenta três lançamentos voltados para esse segmento: o Hub de Segurança, o Alerta Pix e o Alerta de Ligação. Segundo Renato Mansur, diretor de Canais Digitais do Itaú Empresas, “a segurança é um dos pilares centrais da nossa atuação, e se integra diretamente à experiência dos nossos clientes. Nosso compromisso é oferecer produtos e serviços que os protejam diante de um cenário cada vez mais digital e desafiador, com alta incidência de golpes de engenharia social. Assim, buscamos antecipar necessidades e agregar ainda mais valor à relação que construímos com os nossos clientes”.

Victor Thomazetti, superintendente de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco, comenta sobre a abordagem centrada no cliente e o conceito de security by design, destacando que a segurança faz parte do fortalecimento da confiança. “Integramos nossos especialistas em prevenção a fraudes ao desenvolvimento de produtos, garantindo que a segurança esteja presente desde a sua concepção. Esse princípio demonstra que a segurança é um atributo estratégico que fortalece a confiança e agrega valor à experiência dos nossos clientes. O lançamento do Hub de Segurança, do Alerta Pix e da Ligação Protegida reflete o nosso compromisso em oferecer uma jornada mais simples, fluida e segura, promovendo a gestão financeira autônoma e consciente no segmento PJ”.

O Hub de Segurança é uma área no aplicativo Itaú Empresas que reúne todas as ferramentas e informações destinadas à proteção contra fraudes e golpes financeiros oferecidas pelo banco. De forma intuitiva e acessível, os clientes podem customizar as funcionalidades de segurança, aumentando a autonomia e controle sobre suas operações financeiras, além de promover uma maior conscientização para prevenção.

A centralização e personalização refletem o compromisso do Itaú em oferecer soluções completas e alinhadas às necessidades dos empreendedores.

Os destaques do Hub de Segurança PJ incluem:

  1. Localização: Utilização de dados de localização para identificar casos de possíveis fraudes com maior precisão;
  2. iToken e dispositivo autorizado: Mecanismo exclusivo de proteção que garante segurança máxima nas transações no aplicativo;   
  3. Reconhecimento facial: Recurso de confirmação de identidade para uma experiência mais segura;
  4. Ajustes de senhas e acessos: Conjunto de funcionalidades para configuração de acessos aos canais digitais do banco, consulta, alteração ou recuperação de senhas; 
  5. Funcionalidades de cartões: Opções de fácil acesso para gestão de cartões virtuais, configuração de carteiras digitais e bloqueios temporários ou emergenciais de cartões ou funcionalidades específicas do cartão;
  6. Controle de acessos aos dispositivos: Recurso que auxilia na consulta de histórico de logins no aplicativo;
  7. Dicas de segurança: Orientações práticas sobre como se proteger de golpes e identificar fraudes comuns.

O golpe da falsa central telefônica é uma das práticas mais recorrentes no Brasil e gera prejuízos significativos. Para proteger os clientes, o Itaú apresenta a funcionalidade Alerta de Ligação, uma solução que atua como um alerta em tempo real para chamadas suspeitas.

Ao receber uma ligação suspeita, o cliente verá um aviso na tela do aplicativo Itaú Empresas, alertando que a ligação pode ser potencialmente fraudulenta. Nesse momento, ele pode optar por encerrar o acesso à conta ou retomar suas operações de forma segura. O aplicativo do banco envia diferentes tipos de alertas para notificar imediatamente sobre transações suspeitas, exibindo avisos contextualizados na tela do aplicativo. A funcionalidade permite que o cliente reflita e não siga com a transação, caso identifique que se trata de tentativa de golpe ou fique em dúvidas sobre o destino do valor.

Tags: EmpresasItaúMercadoNegóciosPJProteção
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João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

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