Itaú Unibanco otimiza endomarketing com o Marketing Cloud

Itaú Unibanco foi pioneiro ao utilizar uma ferramenta de Marketing como plataforma de Endomarketing para se conectar aos milhares de colaboradores do banco simultaneamente

O Itaú Unibanco passou a utilizar a plataforma em nuvem Marketing Cloud da Salesforce na busca de uma solução de gestão de relacionamento segura, inteligente, eficaz e intuitiva. A ferramenta foi a aposta, que tinha como principais desafios enviar as mensagens de forma rápida e eficiente, no momento ideal, não só para sua base de clientes como também para todos os seus mais de 92 mil colaboradores por todo o Brasil.

Esse processo de endomarketing  é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas estão campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.

“A parceria com a Gentrop funcionou muito bem devido à bagagem de conhecimento que a empresa já tinha da ferramenta Marketing Cloud, aliado ao nosso conhecimento interno de arquitetura de informação e segurança do banco. Foi um projeto em que tivemos muito contato e que funcionou super bem, com uma comunicação transparente e direta, uma verdadeira parceria. Conseguimos colocar o Marketing Cloud para funcionar na área de Endomarketing do banco – uma estratégia que era novidade – em apenas 3 meses, conta Cristine Maeda, coordenadora de Inteligência de Dados do Marketing do Itaú.

Atualmente, o Itaú efetua disparos de Endomarketing para um banco de 92 mil colaboradores internos no Brasil, além da comunicação externa para quase 5 mil contatos das unidades internacionais. “Nosso endomarketing teve muitos ganhos em termos de entregabilidade, pois anteriormente tínhamos uma janela muito grande para a entrega de comunicações para os mais de 92 mil colaboradores: levávamos cerca de 3 horas. Hoje, em menos de 1 hora já entregamos a mensagem para todos”, explica Cristine

É essencial apontar que a análise dos dados, provenientes dos resultados dessas comunicações, passaram a ter mais consistência e tratamento oficial, dado o percentual de confiabilidade fornecido pela plataforma. Permitir uma visão unificada do cliente, usar dados e Inteligência Artificial para melhorar os níveis de interação, criar engajamento em tempo real, mensurar e analisar o desempenho das iniciativas de Marketing, são algumas das principais vantagens competitivas da solução, especialmente porque este projeto pioneiro do Itaú com a Gentrop surpreendeu por seu uso no ambiente interno da empresa. 

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