Itaú Unibanco usa IA para acelerar validação de sistemas e reduzir falhas

André Palma, CEO da Zup Arquivo/Divulgação

O Itaú Unibanco foi capaz de ampliar em mais de 50% a cobertura de testes na construção de códigos em equipes que adotaram a StackSpot AI, plataforma para desenvolvimento de software com inteligência artificial generativa criada pela Zup, empresa de tecnologia do próprio grupo Itaú. Como resultado, os times reduziram pela metade o volume de imprecisões no desenvolvimento de software.

A ferramenta passou a ser usada no início de 2024 por áreas responsáveis por sistemas críticos, como os de cadastro de clientes PF e open finance. Em uma das equipes que compõem a área de cadastro de clientes, em apenas quatro dias, a StackSpot gerou aumento de 77% na cobertura de testes automatizados – processos que verificam se o código de um sistema está funcionando corretamente antes de entrar em operação.

A StackSpot AI foi criada para ajudar grandes empresas a desenvolver e modernizar seus sistemas de forma mais rápida, segura e padronizada. A principal inovação da plataforma está em automatizar tarefas técnicas que antes dependiam de tempo e conhecimento especializado. Um exemplo é a geração de testes automatizados, que tradicionalmente são feitos de forma manual por desenvolvedores ou analistas de qualidade. Com o uso da IA, esse processo passou a ser feito em segundos, com mais cobertura e menos esforço humano.

Os resultados reforçam uma tendência cada vez mais presente em grandes empresas: usar a inteligência artificial não apenas para criar produtos voltados ao consumidor, mas como uma engrenagem interna capaz de dar escala, agilidade e segurança à operação digital. A adoção da plataforma da Zup, além de elevar a qualidade técnica das entregas, transforma a dinâmica de trabalho das equipes. “Com a StackSpot AI, nosso propósito sempre foi liberar o potencial estratégico dos desenvolvedores, eliminando tarefas repetitivas e operacionais. A plataforma permite automatizar processos, aumentar a qualidade das entregas, reúso de conteúdo e, sobretudo, ampliar o tempo produtivo de forma estratégica”, afirma Melissa Kfouri, Chief Delivery Officer da Zup.

No caso do Itaú, a StackSpot AI passou a atuar diretamente nos processos do desenvolvimento de software, analisando códigos, sugerindo melhorias e gerando testes automatizados. Isso ajudou a trazer fluidez para ambientes complexos e altamente regulados.

O desafio é conhecido: grandes bancos como o Itaú operam com uma arquitetura mista, composta por sistemas antigos — os chamados legados — e soluções modernas. Fazer com que esses dois universos conversem sem comprometer a estabilidade exige alto grau de conhecimento técnico e inúmeros testes manuais. Com a StackSpot, o processo se tornou mais ágil, produtivo e simples.

“Em uma das equipes, tínhamos o desafio de alavancar a qualidade de código focando na cobertura de testes unitários e entregar solução com datas regulatórias. Diante de automações e o uso do StackSpot AI evoluímos a cobertura de testes em 76%, atingindo uma marca inédita para a comunidade. Essa transformação não só melhorou a qualidade do nosso código, mas também aumentou a confiança e a motivação da equipe, permitindo que nos concentrássemos em entregar valor para o negócio”, conta Fernando Castro, Diretor de Tecnologia no Itaú Unibanco.

Um dos recursos centrais da plataforma da Zup são os Quick Commands, comandos inteligentes que leem o código, entendem sua lógica, identificam melhorias e geram testes automaticamente — tudo isso respeitando os padrões técnicos das instituições às quais atende. Isso permitiu, por exemplo, que analistas de qualidade (os chamados QAs), mesmo sem conhecer todos os detalhes do sistema, passassem a colaborar com testes de alta confiabilidade. Assim, o banco observou ganhos concretos: na área de open finance como um todo, a cobertura de testes aumentou 58%, e na de cadastro de clientes PF, 20%.

Diante dos resultados, a Zup já vê a StackSpot em expansão para outras áreas do próprio banco e em adoção por grandes empresas dos setores financeiro, de telecomunicações e varejo. A expectativa é que a plataforma se consolide como um componente estratégico para organizações que buscam combinar velocidade, escala e qualidade técnica em seus processos digitais. 

“Automatizar tarefas não significa tirar a inteligência humana da equação — significa potencializá-la. A StackSpot AI foi criada para que os times tenham mais tempo para pensar em soluções estratégicas, em vez de ficarem presos a tarefas repetitivas. Seguimos empenhados em explorar as possibilidades que essa tecnologia pode destravar nas empresas”, finaliza Melissa.

Sair da versão mobile