O Itaú Unibanco informou nesta terça-feira que realizará o resgate de US$ 750 milhões em notas subordinadas emitidas em novembro de 2019, conforme comunicado ao mercado.
Notas subordinadas são um tipo de título de dívida emitido por empresas, instituições financeiras ou governos. Eles representam empréstimos que uma entidade emissora toma de investidores, mas variam de outros tipos de dívida devido à sua posição na posição de pagamento em caso de falência ou liquidação.
A operação está programada para ocorrer em 21 de novembro, quando o banco exercerá a opção de resgatar integralmente os títulos de nível 2. Os títulos possuem um cupom de 4,5% ao ano e têm vencimento previsto para novembro de 2029.
O Itaú Unibanco também afirmou que o resgate das notas subordinadas deverá resultar em um impacto de 0,3 ponto percentual no índice de capitalização de nível 2 do banco.
Além disso, analistas apontam que existe a possibilidade do pagamento de dividendos extraordinários do Itaú. Eles destacam que, em termos de avaliação, as ações do Itaú (ITUB4) permanecem ocultas. A recomendação é de compra, com um preço-alvo de R$ 40,60.
Os analistas projetaram que o Itaú será o destaque entre os grandes bancos no 3º trimestre de 2024, evitando um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) superior a 22% e uma expansão sólida de lucro.
*Com informações da Reuters