As autoridades do Japão suspenderam os alertas de tsunami em todos os locais de risco nesta terça-feira (2). Os avisos foram emitidos após tremores destruírem áreas residenciais inteiras, além de causar mortes e até mesmo provocar, de forma indireta, o choque entre dois aviões em um aeroporto.
O mais forte dos abalos foi de magnitude 7,5 e atingiu o centro do Japão durante a tarde. Assim que os tremores começaram, os alertas de tunsami foram emitidos em todo o país, com intensidade na costa oeste, que viu ondas de tsunami de até 1,2 metros – outros países ao redor foram alertados, como Rússia, Coréia do Sul e Coréia do Norte.
De acordo com as autoridades locais, ao menos 48 pessoas morreram devido aos abalos. Prédios inteiros desabaram e incêndios aconteceram durante os tremores, principalmente no centro de Wajima, província de Ishikawa. Especialistas apontaram a possibilidade do local ainda seria afetado por ondas de tsunami de até 5 metros.
Acidente no aeroporto
Nesta terça-feira (2), dois aviões colidiram no aeroporto internacional de Haneda, em Tóquio. O acidente resultou na morte de cinco pessoas que estavam a bordo do avião da guarda costeira japonesa. Os outros 367 passageiros e os 12 tripulantes do outro voo desembarcaram em segurança, contudo, ao menos 17 ficaram feridos.