A JBS anunciou na segunda-feira (27) a doação de um milhão de quilos de proteína à população do Rio Grande do Sul atingida pelas enchentes. O montante é o suficiente para preparar mais de 6 milhões de refeições.
O anúncio foi feito após uma reunião do presidente Lula com representantes do agronegócio, em Brasília. O programa abrange 590 cozinhas solidárias que atendem aos desabrigados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, sendo organizado pelo ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, destacou que será feita uma estrutura logística permanente para o segmento. “Será feita uma organização com as entidades, como governo. Fiquei como ponto focal aqui e vou procurar o governador, o ministro Paulo Pimenta, para que a gente crie essa rede para saber o que, para quem, qual quantidade e quantas pessoas são servidas em cada centro onde serve alimentação”, disse.
A JBS já havia lançado medidas para mitigar os efeitos das chuvas à população do Rio Grande do Sul. No início do mês, o grupo antecipou o 13º salário dos funcionários do estado, totalizando a injeção de R$ 30 milhões na economia local.
A empresa também já doou 70 toneladas de alimentos, mais de 450 mil litros de água e três mil colchões e cobertores. Além disso, a JBS organizou uma campanha de arrecadação interna entre seus colaboradores em todo o Brasil, por meio da qual foram arrecadadas 240 toneladas de doações.