Jeff Bezos será co-CEO de startup de IA

Jeff Bezos, fundador da Amazon, está retornando a uma função operacional formal, assumindo o cargo de codiretor executivo de uma nova e altamente financiada startup de inteligência artificial (IA), segundo noticiou o New York Times nesta segunda-feira (17).

A empresa, batizada de Project Prometheus, é especializada no desenvolvimento de soluções de IA focadas especificamente para os setores de engenharia e fabricação de computadores, automóveis e naves espaciais.

O Project Prometheus já nasce como uma das startups em estágio inicial mais bem capitalizadas do mundo, tendo garantido US$ 6,2 bilhões em financiamento, parte dele proveniente do próprio Bezos.

Este é o primeiro papel executivo formal de Bezos em uma empresa desde que ele deixou o cargo de CEO da Amazon em julho de 2021. Embora mantenha envolvimento ativo na Blue Origin, sua empresa espacial, seu título oficial ali é apenas o de fundador.

Ao entrar com a nova startup, Bezos ingressa em um mercado de IA já bastante concorrido, onde diversas empresas tentam se destacar com novos softwares e produtos em uma corrida contra gigantes como a OpenAI (apoiada pela Microsoft), Meta e Google.

Seu parceiro no comando do Project Prometheus será Vik Bajaj, um físico e químico que trabalhou em estreita colaboração com o cofundador do Google, Sergey Brin. O Times informou que o Project Prometheus já contratou cerca de 100 funcionários, incluindo pesquisadores de destaque que vieram de empresas líderes em IA, como OpenAI, DeepMind e Meta.

Sair da versão mobile