A John Deere, companhia de máquinas agrícolas, fechou um acordo com a SpaceX, comandada por Elon Musk, com foco no fornecimento de conectividade via satélite para agricultores. A ação deve ser mais uma nova forma de comprovar a liderança da rede Starlink, lançada por Musk.
O Starlink foi lançado através de uma missão da SpaceX que ocorreu no dia 23 de maio de 2019 – na ocasião, 60 satélites da companhia foram lançados. O Brasil recebe a conectividade oferecida pelo projeto desde janeiro de 2022, com velocidade média de 71,33 Mbps.
As empresas garantem que o acordo permitirá aos clientes da John Deere mais produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. “O valor da conectividade para os agricultores é mais abrangente do que qualquer ação individual já realizada. A conectividade desbloqueia enormes oportunidades que antes eram limitadas ou estavam indisponíveis”, diz Aaron Wetzel, vice-presidente de sistemas de produção e agricultura de precisão da John Deere.
A SATCOM, solução de conectividade via satélite da SpaceX, deve conectar máquinas que serão e já foram lançadas pela John Deere através de serviços de internet via satélite e terminais. Com isso será possível trabalhar com a autonomia, compartilhamento de dados, suporte técnico e comunicação entre equipamentos. O lançamento no Brasil está marcado para o segundo semestre deste ano.