Michael Cembalest, diretor de investimentos da JPMorgan Asset Management, listou alguns cenários que podem impactar o mercado de investimentos em 2024.
Ele começa citando a baixa probabilidade de a economia dos EUA entrar em recessão, alertando que, caso aconteça, será uma recessão suave. Além disso projeta a queda da inflação nos EUA e a possível flexibilização da Fed, aumentando os rumores de uma aterragem suave, em vez de uma aterragem forçada e de um mercado em baixa.
Aqui está a lista completa:
- o dólar manterá a estabilidade, variando cerca de 7% para mais ou para menos, e preservará sua fatia de 50% no comércio global;…
 - o Departamento de Justiça e/ou a autoridade comercial vencerão um dos processos antitruste contra o Google, Amazon, Meta ou T-Mobile, depois de mais de 20 anos.
 - o presidente dos EUA, Joe Biden, desistirá da reeleição por motivos de saúde e o Partido Democrata indicará um novo candidato.
 - a adoção em massa de veículos autônomos de nível 5 será adiada significativamente por causa da crescente oposição pública.
 - as perdas em empréstimos sindicalizados vão superar pela 1ª vez os empréstimos inadimplentes ao consumidor.
 - a tentativa de dolarização na Argentina fracassará por diversos problemas.
 - a guerra na Ucrânia seguirá sem trégua.
 - os bancos regionais dos EUA saíram do fundo do poço e se estabilizarão em 2024.
 - grandes cidades dos EUA sofrerão apagões e até o fornecimento de gás natural não será seguro.
 - haverá uma vacina contra covid que poderá ser inalada, prevenindo efetivamente a infecção, pois essa forma de administração gera imunidade nas mucosas.
 
