Juiz federal bloqueia lei da Califórnia que proibiria o porte de armas de fogo em público

Um juiz federal na quarta-feira, 20 de dezembro de 2023 , bloqueou temporariamente uma lei da Califórnia que teria proibido o porte de armas de fogo na maioria dos locais públicos.

The Guardian

Um juiz federal bloqueou na quarta-feira, 20, uma lei da Califórnia que teria proibido o porte de armas de fogo na maioria dos locais públicos, decidindo que isso viola a Segunda Emenda da Constituição dos EUA e priva as pessoas de sua capacidade de defender a si mesmas e a seus entes queridos.

A lei assinada pelo governador Gavin Newsom em setembro deveria entrar em vigor em 1º de janeiro. Ela teria proibido as pessoas de portar armas escondidas em 26 lugares, incluindo parques públicos e playgrounds, igrejas, bancos e zoológicos. A proibição se aplicaria independentemente de a pessoa ter permissão para portar uma arma escondida ou não. Uma exceção seria para empresas privadas que afixam cartazes dizendo que as pessoas estão autorizadas a trazer armas para suas instalações.

O juiz distrital dos EUA, Cormac Carney, concedeu uma liminar bloqueando a lei, que ele escreveu ser “abrangente, repugnante à Segunda Emenda e abertamente desafiadora da Suprema Corte”.

O processo judicial contra a lei prosseguirá enquanto a lei estiver bloqueada. O juiz escreveu que os grupos defensores das armas provavelmente conseguirão provar que a lei é inconstitucional, o que significa que seria permanentemente anulada.

Sair da versão mobile