O pedido de recuperação judicial (RJ) da rede de supermercados Dia Brasil foi aceito na sexta-feira (22) pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. O juiz Adler Oliveira Nobre nomeou a Expertisemais Serviços Contábeis e Administrativos como administradora judicial, e esta já aceitou a nomeação.
Segundo a companhia espanhola, o pedido – que é válido apenas para a operação no Brasil – tem como objetivo “tentar superar sua atual situação econômica e financeira”, em meio a um período de dificuldades da rede no mercado brasileiro. A dívida é estimada em mais de R$ 1 bilhão, sendo R$ 268 milhões só de dívidas bancárias.
No processo de recuperação judicial no Brasil, o administrador judicial terá cinco dias para analisar a documentação protocolada pela companhia e se manifestar. Isso inclui os pedidos liminares do Dia contra o banco Daycoval e a alienação de bens e equipamentos.
No pedido de recuperação judicial, o Dia solicitou à Justiça que impedisse o Daycoval de “se apropriar e/ou indisponibilizar quaisquer recursos mantidos em suas contas e aplicações financeiras”. Além disso, pediu que o banco seja multado caso bloqueie o acesso ao dinheiro já depositado ou que venha a ser depositado.
O juiz Adler Oliveira Nobre determinou que o plano de recuperação judicial seja apresentado em 60 dias. Depois disso, haverá mais 30 dias para possíveis objeções. Já o prazo para habilitações ou divergências aos créditos relacionados pela devedora é de 15 dias, a contar da publicação do edital da recuperação.