Com tecnologia e foco no cliente, fintech otimiza a jornada de crédito e amplia eficiência operacionais
São Paulo, fevereiro de 2025 – A inteligência artificial (IA) vem transformando diversos setores e com o mercado de consórcios não é diferente. O Klubi, única fintech autorizada pelo Banco Central a operar com consórcios no Brasil, adotou a tecnologia para otimizar sua eficiência operacional e aprimorar a experiência do cliente. Os resultados são expressivos. Para se ter uma ideia, em menos de dois anos, a companhia registrou um aumento de 46% na produtividade em Vendas e um avanço de 78% no pós-vendas, evidenciando o impacto da IA na modernização do setor.
Uma das inovações mais significativas dessa transformação digital é a “Kris”, assistente virtual que interage com clientes por WhatsApp e telefone. Desenvolvida para replicar o comportamento humano, “Kris” responde em segundos, esclarece dúvidas e conduz negociações com voz natural. Muitos clientes sequer percebem que estão interagindo com uma IA, o que reforça a efetividade da tecnologia na humanização do atendimento.
“Recebemos mensagens de agradecimento especial à Kris, como se ela fosse humana. Isso reforça nosso compromisso em usar tecnologia para aprimorar a experiência humana, e não minimizá-la. “, diz Carlos Harada, Head de Operações.
Para assegurar que as respostas sejam rápidas e precisas, o Klubi conta com um ecossistema de tecnologia e parcerias internacionais, possibilitando um atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. A automação e a inteligência artificial permitem que a fintech mantenha um padrão de qualidade consistente, otimizando a experiência do usuário e reduzindo custos operacionais. Esses esforços se refletem em um Net Promoter Score (NPS) de 98 e na melhor reputação da categoria de crédito no Reclame Aqui, canal oficial de avaliações do consumidor brasileiro.
Além disso, a adoção da IA também impacta positivamente a estrutura interna da fintech. A automação de processos operacionais possibilitou que 25% dos colaboradores fossem promovidos para funções mais estratégicas, realocando talentos para áreas de maior valor agregado. A tecnologia, portanto, não substitui o trabalho humano, mas amplia suas possibilidades.
“Não se trata apenas de automação, mas de criar uma experiência que aproxime a tecnologia da interação humana”, afirma Anderson Silva, co-founder e COO.
O resultado é fruto de um investimento de cerca de dois anos de estudos e testes para implementar a IA de maneira eficiente e alinhada à sua estratégia de crescimento. O objetivo é continuar aprimorando as soluções tecnológicas para garantir uma jornada de crédito cada vez mais intuitiva, transparente e acessível, preservando sua cultura de estar sempre atenta às tendências globais para oferecer serviços financeiros de qualidade.
Sobre o Klubi
O Klubi é a única fintech autorizada pelo Banco Central a operar como administradora de consórcios no país. Tem o propósito de inclusão e educação financeira com foco na experiência do cliente, o que já conquistou prêmios e selos de reconhecimento. É idealizador da Compra Planejada, o maior consórcio de eletrônicos do Brasil e o único com previsibilidade, distribuído em parceria com players fortes, como Vivo, PicPay, OLX e 99. Foi fundado por Eduardo Rocha e tem o apoio de investidores institucionais relevantes – Igah Ventures, Vivo Ventures e Parallax Ventures – e empreendedores de renome – Paulo Veras, Ariel Lambrecht e Renato Freitas (99), Guilherme Bonifácio (iFood) e Elie Horn (Cyrela).