Lavanderias totalmente automatizadas e conectadas à internet que podem operar 24 horas, fornecer informações em tempo real sobre o progresso da lavagem e fazer o uso eficiente de água, energia elétrica e produtos químicos, mirando a sustentabilidade: tudo isso sem funcionários.
Diferentemente das lavanderias self-service, que precisam de funcionários interagindo com os clientes e com a loja, as autônomas fazem a autogestão dos equipamentos e dos sistemas instalados no espaço. Dessa forma, são uma opção para clientes que buscam por menor interação pessoal e querem disponibilidade quase imediata.
“A grande vantagem para o consumidor é que uma loja autônoma possui maior disponibilidade de uso dos equipamentos, então a possibilidade de ela estar com problemas e com equipamentos indisponíveis é menor”, explica Sérgio Silvestre, sócio-fundador e CEO da LabRetail, empresa voltada à criação de projetos de soluções tecnológicas para o varejo e para a indústria automotiva.
Com 34 lojas automatizadas até o momento, já foi possível gerar alertas de problemas para os lojistas, resultando em economia com reparos e compra de equipamentos, assim como deslocamentos para visitas técnicas. Isso tudo chegou a uma economia de mais de R$50 mil, segundo a LabRetail.
Aplicável não só em lavanderias, essa solução de automação pode ser aplicada a todo tipo de comércio ou serviço autônomo que dependa de gestão remota, como lojas de conveniência em condomínios, geladeiras inteligentes, sorveterias e outros. “A tecnologia está aí para inúmeros equipamentos que hoje estão offline para que a gestão possa ser feita online, pois este é o princípio básico da Internet das Coisas”, completa o CEO.