Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023, cerca de 39% da população adulta brasileira está envolvida com algum tipo de atividade empreendedora, desde a fase inicial até negócios estabelecidos. Isso representa mais de 60 milhões de brasileiros que veem no empreendedorismo uma oportunidade de crescimento econômico e pessoal.
Com um mercado desafiador e em constante evolução, os novos empreendedores precisam se preparar para lidar com os altos e baixos da jornada. Nesse cenário, o aprendizado contínuo é uma ferramenta indispensável. Para ajudar quem está iniciando um negócio em 2025, líderes da Abstartups reuniram uma lista de livros que marcaram suas trajetórias e podem oferecer conhecimentos práticos e inspiradores para quem está começando.
Ingrid Barth, CEO da Pilotln e Presidente da Abstartups, recomenda o livro “Apaixone-se pelo problema, não pela solução”, de Uri Levine. Segundo ela, os ensinamentos de Levine, fundador de dois unicórnios, são essenciais para quem busca sucesso em startups no longo prazo, enfatizando a importância de se apaixonar pelo problema que o empreendedor quer resolver, e não apenas pela solução, além de reforçar alguns pontos bem relevantes de como montar uma boa estratégia, exercer a paciência e persistência porque a jornada é longa mesmo.
Já Júnior Rodrigues, Diretor de Capital da Abstartups, sugere as obras “Leaders Legacy”, de Barry Z. Posner e James M. Kouzes e “Effectuation, Just Enough”, de Erika Hall. Esses livros abordam liderança com propósito e resiliência, e oferecem uma visão prática sobre como empreendedores podem começar pequenos, com os recursos que possuem, e evoluir progressivamente, sem cair em comparações prejudiciais.
Cláudia Schulz, Diretora de Programas Especiais para Comunidades e Ecossistemas na Abstartups, destaca “Os segredos da Disney para encantar e fidelizar seus clientes”, de Dan Cockerell. Para ela, o livro foi crucial em sua jornada como gestora, pois a ensinou a importância de colocar as pessoas no centro do negócio e criar experiências memoráveis que transformam clientes em verdadeiros embaixadores da marca.
“Essas leituras oferecem lições fundamentais para empreendedores que desejam entender melhor como navegar pelo complexo universo dos negócios, desde a criação de uma cultura empresarial sólida até a construção de estratégias que encantam clientes e alavancam resultados” complementa Mariane Takahashi, CEO da Abstartups.