Levantamento aponta aumento de casos de ansiedade no ambiente de trabalho

Com dados de 1 milhão de trabalhadores de 28 mil empresas, o estudo reporta 259 casos de saúde mental por mês

O próximo dia 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental, e a VR, uma plataforma de serviços para trabalhadores, faz um alerta importante. Em um universo de 28 mil empresas com 1 milhão de trabalhadores que registram sua jornada diariamente pelo serviço, foram contabilizados, entre junho de 2023 e junho de 2024, mais de 3.300 casos de doenças relacionadas à saúde mental no Brasil, o que representa uma média de 259 casos por mês, ou quase 8 médicos atestados por dia.

Entre os casos relatados, 30% resultaram em afastamentos das atividades laborais que variaram de 1 a 90 dias, com destaque para transtornos de ansiedade e depressão, que somaram 60% dos diagnósticos — sendo 36% para ansiedade e 24% para depressão, abrangendo desde episódios níveis até mais graves.

O levantamento também aponta que 3% dos trabalhadores tiveram mais de um diagnóstico associado ao principal. A base de dados incluiu 206 CIDs diferentes (Classificações Internacionais de Doenças) relacionadas à saúde mental. Os setores mais afetados por esses diagnósticos incluem Comércio (17%), Saúde (13%), Turismo, Eventos e Restaurantes (8%), Serviços Gerais (8%) e Construção e Serviços Imobiliários (8%).

Esses dados corroboram uma pesquisa anual da VR com o Instituto Locomotiva, que revela que, em 2023, 66% dos trabalhadores brasileiros se mostraram preocupados com a saúde mental; 35% disseram lidar com alguma situação de ansiedade, crise de pânico ou depressão, e 43% enfrentam situações de estresse ou burnout.

“Desde a pandemia, a saúde mental dos trabalhadores tem sido uma preocupação recorrente para as empresas, que, felizmente, têm procurado serviços de bem-estar para oferecer cuidados específicos nesse campo. Esses números ressaltam a importância de promover ambientes de trabalho saudáveis ​​e acolhedores. O Setembro Amarelo reforça nosso compromisso coletivo com a conscientização sobre saúde mental, priorizando a qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias”, finaliza Priscila Abondanza, Diretora Executiva de Negócios Pessoa Jurídica da VR.

Sair da versão mobile