O Carrefour Brasil, também conhecido como Atacadão, registrou um lucro líquido de R$ 1,16 bilhão no quarto trimestre de 2024, revertendo o prejuízo de R$ 565 milhões do mesmo período de 2023, conforme relatório divulgado ao mercado nesta terça-feira (18).
O lucro líquido ajustado atingiu R$ 1,77 bilhão, um crescimento expressivo de 240,5% em relação ao ano anterior. Os resultados superaram as projeções do BTG Pactual, que estimavam um lucro líquido de R$ 400 milhões para o período.
O Ebitda ajustado do Carrefour Brasil no quarto trimestre de 2024 alcançou R$ 1,91 bilhão, registrando um aumento de 2,2% em relação ao ano anterior, o que reflete o potencial de geração de caixa operacional da empresa.
No entanto, a margem Ebitda recuou 0,02 ponto percentual, ficando em 6,5% no período. Na terça-feira (18), as ações da varejista de alimentos encerraram o pregão com alta de 0,94%, cotadas a R$ 7,50.
O Carrefour Brasil registrou R$ 31,2 bilhões em receitas totais no quarto trimestre de 2024. As vendas brutas totais somaram R$ 32,8 bilhões no período, um aumento de 5,5% em relação ao mesmo trimestre de 2023. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo desempenho da bandeira Atacadão, que teve um avanço de 9,6% nas vendas brutas, totalizando R$ 23,3 bilhões.
Poucos dias antes da divulgação de seu balanço, a possível deslistagem da companhia chamou a atenção do mercado, após o controlador francês anunciar o lançamento de uma oferta para fechar o capital da subsidiária brasileira. A intenção da controladora é transformar o Atacadão em uma subsidiária integral, adquirindo 100% do capital da empresa brasileira. Atualmente, a holding detém uma participação de cerca de 70% na varejista, conforme dados disponíveis na página da B3.