Em um pronunciamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou uma mudança de estratégia para 2024, concentrando-se em menos programas e ações governamentais e mais em movimentos de “prestação de contas”. Ele destacou a expectativa de um ano “primoroso” para o Brasil, prevendo um crescimento econômico superior às projeções dos especialistas.
Lula expressou a intenção de dialogar mais com setores especializados da imprensa, citando a possibilidade de interações diretas com jornalistas que cobrem áreas específicas, como Educação. Ele afirmou que os resultados positivos previstos para 2024 são frutos do trabalho realizado em 2023, mostrando-se confiante de que a economia crescerá além das estimativas dos especialistas de mercado.
Embora a pesquisa Focus do Banco Central indique uma expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,59% para 2024, Lula afirmou que acredita em um desempenho mais robusto, enfatizando que “as coisas estão acontecendo” para impulsionar o progresso econômico do país. A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda também estima um crescimento mais otimista, fixando a previsão em 2,2%.
Imagem:
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil