O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (15) o presidente do Paraguai, Santiago Peña, em Brasília. A reunião, iniciada às 11 horas no Palácio Itamaraty, conforme a agenda oficial, tem como um dos principais temas a usina binacional de Itaipu. Brasil e Paraguai buscam negociar um novo acordo sobre a divisão da energia produzida pela hidrelétrica, localizada na fronteira entre os dois países.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), recém-retornado das férias, participa da reunião. Às 18h, Haddad tem agendada uma reunião com o presidente do Senado, essa Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir a Medida Provisória da reoneração da folha de pagamentos (MPV 1202/2023).
Embora o encontro ainda não conste na agenda oficial do ministro, a assessoria de Pacheco confirma a reunião, cujo local ainda não foi definido.
Além da reunião com o presidente do Paraguai, Lula tem mais três compromissos oficiais agendados para o dia. Ele receberá no Palácio do Planalto a ministra da Cultura, Margareth Menezes, às 15h; o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), às 15h30; e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), às 15h45.
No sábado (13), o presidente passou por exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com o boletim médico, os exames de rotina não apresentaram alterações em seu quadro de saúde. Lula estava acompanhado pelo Dr. Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente, e pela Dra. Ana Helena Germoglio.
Imagem: Itaipu Binacional/Divulgação