A Petrobras anunciou, no final da sexta-feira (14), os primeiros três nomes indicados por sua nova CEO, Magda Chambriard, para compor a diretoria da companhia. As ações chegaram a ter a negociação interrompida durante a tarde devido à iminência do fato relevante. Embora as perdas tenham diminuído levemente após o anúncio, os papéis ainda fecharam em baixa, com uma queda de 1,05% para PETR3 e 2,20% para PETR4.
Analistas de mercado fizeram algumas análises preliminares sobre as indicações – Fernando Melgarejo será o novo CFO da estatal, a matemática Renata Baruzzi vai liderar a diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação e a geóloga Sylvia dos Anjos foi indicada como diretora de Exploração e Produção.
“Os novos indicados são executivos experientes, consistentes com a importância de suas novas funções. Em nossa opinião, as nomeações também atenuam os possíveis riscos de cauda que poderiam surgir de mudanças na equipe executiva. Vale ressaltar que não houve mudanças na função de Diretor de Governança e Conformidade”, avalia a XP Investimentos.
O Itaú BBA ressalta que as mudanças eram esperadas e que Sylvia e Renata são funcionárias de longa data da Petrobras, já tendo ocupado cargos executivos de alto nível na empresa. Para o Bradesco BBI, Sylvia tentará acelerar a exploração de novas bacias no Brasil, como a margem Equatorial e Pelotas e terá que estabelecer um diálogo sólido com o Ministério do Meio Ambiente.
Já Renata se concentrará em aumentar os pedidos para pequenos navios-tanque, para ajudar e reanimar a indústria de pequenos estaleiros do Brasil, bem como tentar acelerar o desenvolvimento dos projetos de refinaria brownfield. Por fim, Melgarejo parece ter uma sólida experiência no segmento financeiro, porém, a posição de CFO é um grande avanço em sua carreira e ele deve ter que administrar o excesso de fontes de pressão para a companhia sem interferências dogmáticas.