Mais da metade dos jovens não faz gestão do tempo, aponta estudo

Redes sociais, jogos e apps de conversa são principal empecilho, seguido por falta de concentração e excesso de tarefas

Divulgação/Acervo JA SP

Levantamento da Junior Achievement (JA) Brasil mostra que 61,9% dos jovens da sua rede não fazem a gestão do tempo no dia a dia, 55,7% não planejam as atividades diárias e 45,1% não separam momentos para o lazer. Ainda assim, 60,2% dizem se considerar organizados e 71,6% afirmam cumprir prazos e horários.  

O estudo foi feito por meio de consulta on-line com 113 alunos da organização não-governamental, que há mais de 40 anos se dedica à educação empreendedora, financeira e preparação para o mercado de trabalho no país. A pesquisa levou em consideração as respostas de pessoas de 15 a 30 anos, dos quais 36,4% são estudantes, 32,7% têm trabalho formal, 16,8% trabalham informalmente e 14,1% não trabalham e não estudam. 

Entre as principais dificuldades para a gestão do tempo, os jovens apontam as redes sociais, os jogos e os apps de conversa (63,7%), seguido pela falta de concentração (51,3%) e o excesso de tarefas (44,2%).  

Para Alexandre Mutran, diretor-executivo da JA Brasil, a pesquisa reflete a dificuldade que os jovens, assim como muitos adultos, têm de se apropriar do tempo e elencar prioridades, em meio a muitas demandas e convites para a distração, sobretudo com os meios digitais. “A falta de organização impacta a produtividade tanto na escola quanto no trabalho, com reflexos na vida pessoal. Fazer a gestão do tempo é um exercício, que deve estar no dia a dia, mas de maneira equilibrada, sem cobranças em excesso”, diz Mutran.  

A Junior Achievement Brasil tem investido em um curso de de Gestão de Tempo na plataforma online Inspira JA, com o objetivo de levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens.

No Brasil, a JA já entregou mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 200 mil voluntários. Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a 5ª ONG mais influente do mundo e neste ano de 2024 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo terceiro ano consecutivo. 

Sair da versão mobile